Acendimento da Pira em homenagem aos 120 anos do Clube ocorreu nas quatro sedes
02 de abril de 2026
Na manhã do dia 2 de abril, aconteceu a cerimônia de Acendimento da Pira nas quatro sedes do Grêmio Náutico União (GNU). Um momento bastante especial, pois simboliza uma homenagem aos 120 anos que o Clube completou no dia 1º de abril.
A cerimônia foi realizada nas sedes Alto Petrópolis (AP), Moinhos de Vento (MV), Ilha do Pavão (IP) e União Petrópole (UP). Membros da diretoria, associados, funcionários, professores e atletas de cada uma das localidades participaram do acendimento.
Na sede AP, Fernando Vieira da Costa e Pedro Bittencourt Braz, do vôlei, foram os responsáveis por acender a Pira; na sede MV, Matheus Melecchi, da natação e águas abertas; enquanto na sede UP foi de responsabilidade de Lorenzo Neira Guimarães, Lucas Farias Scholante Silva e Rodrigo João de Deus, do basquete; na Sede IP, o responsável pelo acendimento da Pira foi o atleta do remo, Lucas Galvão Kröeff.
Em todas as sedes, após o cerimonial, recheado de discursos, foi tocado o Hino Nacional e houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do União.
Presidente do GNU falou sobre superação do Clube em meio às adversidades na Sede Alto Petrópolis
O Presidente do GNU, Ricardo Rodrigues Alves, em seu discurso no Acendimento da Pira na sede Alto Petrópolis, discorreu sobre a resiliência e a superação do Clube em meio aos obstáculos em sua trajetória. “Passamos por esses 120 anos com incêndios, enchentes, pandemia, e continuamos crescendo. Como nós estamos aqui hoje, juntos, eu me sinto muito feliz, muito honrado de estar à frente desse Clube, neste momento, com o apoio de toda a minha diretoria, dos colaboradores, dos conselhos. Todos nós temos que trabalhar cada vez mais para os nossos associados, que é a razão de ser desse Clube”.
Coral do GNU fez participação especial no Acendimento da Pira na Sede AP
O coral do GNU fez uma participação importante e especial na cerimônia de Acendimento da Pira na Sede Alto Petrópolis. Sob o comando do maestro João Araújo, o grupo entoou canções como o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rio-Grandense.
Vice-Presidente Cívico-Cultural do GNU, Guilherme Castro, enalteceu o Clube em discurso na Sede UP
Na cerimônia de Acendimento da Pira na Sede União Petrópole, o Vice-Presidente Cívico-Cultural do GNU, Guilherme Castro, enalteceu o Clube dizendo que ele é um dos maiores do Brasil. “Hoje celebramos 120 anos de história, de tradição, de encontros, de risadas, de conquistas e, principalmente, de pertencimento. Um clube não é feito só de paredes, campos e quadras. Ele é feito de pessoas, de histórias que se cruzam, de famílias que crescem aqui dentro, de amizades que começam por acaso e duram uma vida toda.(...) Foram décadas de dedicação, de gente que veio antes de nós e deixou um legado, que hoje temos o orgulho de continuar. (...) Parabéns ao Clube pelos 120 anos e parabéns a todos por fazerem parte dessa história”.
Na Sede UP, tiveram outras presenças importantes como o Diretor da Sede UP, Agenor José Silva Rodrigues, e o Diretor Financeiro, Ricardo Marengo Rodrigues.
Diretor da Sede MV, Luiz Carlos Cidade, e Vice-Presidente Social do GNU, Mariane Bolzan, discursaram na Sede Moinhos de Vento
O Diretor da Sede Moinhos de Vento, Luiz Carlos Schreinert Cidade, falou sobre a importância dos atletas para o Clube e um pouco de sua vida familiar. “Aos atletas, eu quero destacar, mais de uma vez, que vocês são a razão da nossa existência e representam aquilo que nós temos de melhor aqui no Clube. São vocês que vestem a nossa camiseta e dão sentido a nossa principal missão que é formar atletas, e mais do que isso, preparar melhores indivíduos para a vida. Vocês são o nosso maior exemplo, o nosso maior orgulho.(...) . Parabéns ao Grêmio Náutico União pelos seus 120 anos e que venham muitos anos mais.”
Já a Vice-Presidente Social do GNU, Mariane Bolzan Abreu, elogiou o Clube e agradeceu toda a família unionista por transformá-lo na potência que ele é atualmente. “120 anos não se faz sozinho.(...) Um grande Clube, competitivo, que agrega famílias, forma cidadãos e atletas. 120 anos é motivo para a gente comemorar. Vamos celebrar o nosso Clube, porque o nosso objetivo aqui hoje é este”.
Prestigiaram também esta cerimônia o Diretor Social, Vidal Pedro Dias Abreu, o ex-Presidente do GNU, Carlos Py, o Presidente do Conselho de Justiça, José Augusto Fontes da Silveira, o Diretor da Natação Master, Rafael Brustoloni e o Diretor de Ginástica Artística e ex-atleta olímpico Mosiah Brentano Rodrigues.
Sede Ilha do Pavão teve descerramento de placa em homenagem aos que ajudaram os desabrigados nas enchentes
Após o Acendimento da Pira na Sede Ilha do Pavão, houve uma homenagem pelo ex-Presidente do GNU, Paulo José Kolberg Bing, e pelo subgerente da sede IP, Ralf Gutschwager, a todas as pessoas que ajudaram os desabrigados nas enchentes e ao marinheiro Ronaldo de Oliveira Ramos, que faleceu em meio aos resgates.
“Hoje, prestamos uma justa homenagem aos voluntários, que, com generosidade, coragem e espírito coletivo, atuaram de forma incansável durante a enchente de 2024. Em um dos momentos mais desafiadores de nossa história recente, foram essas as pessoas que estenderam a mão ao próximo, demonstrando, na prática, o verdadeiro significado de solidariedade e união”, declarou Ralf em discurso emocionado.
Já o ex-presidente Paulo Bing explicou mais sobre como tudo aconteceu, com o Clube se mobilizando em resposta às enchentes, de 3 de maio a 6 de junho. “A equipe, liderada pela diretoria, funcionários, coordenação e voluntários, agiu rapidamente, oferecendo apoio, alojamento e recebendo doações em diferentes sedes. Destaca-se a mobilização na sede da Quintino, o recebimento de doações e acolhimento de pessoas na sede Moinhos de Vento e o trabalho heroico na Ilha”. Paulo Bing finalizou seu discurso expressando gratidão e considerando a mobilização um dos momentos mais bonitos de sua vida.
Estiveram presentes membros importantes da diretoria na sede da Ilha do Pavão, como o presidente do GNU Ricardo Alves, o Vice-Presidente do GNU, José Luiz Barcellos de Castro, o Diretor da Sede IP, Mário Antônio Dias Flor e o Coordenador de Escotismo, Rober Martins.
A pira permanecerá acesa nas quatro sedes até o dia 12 de abril.
Veja as fotos do Acendimento da Pira nas quatro sedes.
Texto: Carine Bidone Lopes
Fotos: João Mattos, WIlliam Vile e Eduarda Ottesen