Login
Andreza Lima iniciou retomada aos treinos após lesão

Andreza Lima iniciou retomada aos treinos após lesão

Destaque da GA do União, atleta retomou às atividades de forma gradual após período inicial de recuperação e fisioterapia.

08 de janeiro de 2025

A atleta da Ginástica Artística do Grêmio Náutico União, Andreza Lima, já iniciou o ano com a retomada aos treinamentos de maneira gradual, realizando as primeiras atividades após a ruptura no tendão de aquiles durante os treinamentos no Campeonato Brasileiro Adulto, em setembro de 2024. De lá para cá, a ginasta unionista passou pelo período de recuperação que iniciou cinco dias após a lesão, com o retorno para Porto Alegre e a realização da cirurgia e, posteriormente, o repouso.

 

Nas semanas seguintes, Andreza já havia iniciado a fisioterapia para o processo para a melhora da mobilidade do pé. Entre final do mês de novembro e o início de dezembro do ano passado, a atleta, já caminhando melhor e sem o auxílio das muletas, começou a fazer os primeiros exercícios mais leves para reforçar o pé, a panturrilha, o quadríceps e a parte posterior, conforme conta. O tempo e os cuidados são essenciais para garantir a plena recuperação e, para isso, a ginasta destaca o retorno e a dedicação para seguir firme e forte no processo: “Foi muito bom retornar aos poucos e com calma, pois será um longo ano e terei um bom tempo para recuperar e voltar a fazer os treinamentos de maneira mais completa. Neste primeiro momento, estou realizando os treinos de maneira adaptada em alguns aparelhos, com aquilo que é possível fazer, sempre com a parte do aquecimento, o preventivo e o fortalecimento. Na academia, os exercícios de musculação são focados em reforçar e intensificar a parte inferior, além de manter em forma a parte superior”, conta.

Apesar da lesão, 2024 foi um ano especial para a carreira da jovem Andreza Lima, que foi convocada para integrar como reserva na equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A oportunidade foi única para a atleta que, ao lado da treinadora Adriana Alves, pode presenciar a realização do maior evento esportivo do mundo, adquirir ainda mais experiência e acompanhar de perto os treinos com as atletas da seleção. Para 2025, as expectativas são boas, mas o foco total neste ano é a recuperação total e, após, voltar a participar das competições para começar a traçar o próximo ciclo.

 

As equipes esportivas do Grêmio Náutico União (GNU) são contempladas com os recursos provenientes do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), através dos Eixos Materiais e Equipamentos Esportivos (Ato Convocatório nº 09), Recursos Humanos (Ato Convocatório nº 08) e custeio de passagens aéreas para participação em Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI’s (Ato Convocatório nº 13).

 

Texto: William Dias

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.