Associado (a): Conheça um pouco da exuberante flora e fauna do Clube
05 de setembro de 2024
Quem nunca andou pela Sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União (GNU) com um olhar atento à natureza pode não perceber a riqueza de plantas, flores e animais à vista. São centenas de variedades e cores de orquídeas, bromélias, azaleias, primaveras e kalanchoes enfeitando a paisagem, além de quero-queros, tartarugas, peixes, maçaricos e garças brancas em dias bonitos.
Não bastasse isso, o Clube ainda possui 18 frutíferas, como limoeiros, parreiras de uvas, pitangueira, amoreira, pé de ameixas amarelas (nêsperas) e uma mini-horta com diversos temperos.
O Assessor de Sustentabilidade do GNU, Carlos Burttet conta que começou a trabalhar no Clube há 4 anos, quando o Assessor de Ajardinamento, Pedro Scherer, pediu auxílio. Burttet possuía tantas orquídeas em casa que trouxe algumas espécies para o local, o que explica parte da beleza natural atual do ambiente.
Ele explica que decide o que vai plantar e o local, dependendo da iluminação do ambiente. “Tem plantas de sombra, de meia sombra (meio dia de sol e meio dia de sombra) e de sol. Na sombra vão só folhagens verdes. Na meia sombra, tem algumas flores que se consegue cultivar e flores coloridas se plantam onde tem sol, com exceção dos lírios brancos”. Além disso, Burttet deu outras dicas para ser bem-sucedido na arte da jardinagem: Tem que ter um solo bom, uma terra boa e irrigar conforme a necessidade da planta.
A vibrante paisagem do Grêmio Náutico União é um testemunho do compromisso da equipe do Clube com a estética do ambiente. Além de promover o esporte e eventos sociais, incentiva um estilo de vida conectado com a natureza, lembrando-nos da importância de cuidarmos e valorizarmos o nosso meio ambiente.