Login
Atletas do GNU competiram pelo florete no segundo dia da esgrima em cadeira de rodas nas Paralimpíadas

Atletas do GNU competiram pelo florete no segundo dia da esgrima em cadeira de rodas nas Paralimpíadas

04 de setembro de 2024

Mônica Santos, Vanderson Chaves e Kevin Damasceno disputaram os jogos desta quarta-feira, 4 de setembro, no Grand Palais.

 

Na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, os atletas da esgrima em cadeira de rodas do Grêmio Náutico União retornaram ao Grand Palais para as disputas do florete, marcando o segundo dia de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

 

Na categoria A masculino, Kevin Damasceno venceu o primeiro duelo do dia contra Hayder Al-Ogaili, do Iraque, pelo placar de 15 a 12. Na fase de oitavas de final, Damasceno enfrentou novamente o húngaro Richard Osvath – ambos já haviam duelado no Sabre-, e infelizmente foi superado pelo placar de 2x15. Kevin ainda contou com chance de seguir na competição na primeira rodada da repescagem, mas sofreu um revés de 10 a 15 para o japonês Shintaro Kano e foi eliminado da disputa.

 

Na categoria B masculino, Vanderson Chaves competiu nas oitavas de final contra o ucraniano Dmytro Serozhenko, mas acabou perdendo o jogo por 9x15. Na repescagem, Vanderson garantiu uma boa vitória na primeira rodada contra o argentino Hugo Alderete, por 15 a 10, mas sofreu um revés na segunda partida da repescagem para o francês Maxime Valet, encerrando o duelo com o placar de 6x15.

 

Por fim, Mônica Santos competiu pela categoria B feminino no primeiro duelo pela fase de oitavas de final. Em um jogo equilibrado, Mônica acabou sendo superada pela atleta Irma Khetsuriani, da Geórgia, pelo placar de 13 a 15. A esgrimista do GNU avançou diretamente para a segunda repescagem, mas acabou sofrendo um revés contra a ucraniana Nadiia Doloh, por 8 a 15.

 

Nesta quinta-feira, 5 de setembro, os atletas da esgrima em cadeira de rodas do GNU disputam a competição por equipes. Abaixo, confira a programação:

 

Monica Santos | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)

5 de setembro | 5h - Florete feminino por equipes
6 de setembro | 4h - Espada B individual feminino
7 de setembro | 5h - Espada feminino por equipes

 

Kevin Damasceno | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)

5 de setembro | 5h - Florete masculino por equipes
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes

 

Vanderson Chaves | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)

5 de setembro | 5h - Florete masculino por equipes
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes 

 

Os atletas da esgrima em cadeira de rodas e natação paralímpica do Grêmio Náutico União são contemplados com os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte através do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas I, que conta com os patrocinadores Ventos do Sul Energia, Banrisul, Grupo Iesa, Agrofel, Zaffari, Panvel e BRDE. A campanha paralímpica da esgrima também contou com os recursos via Pró-Esporte do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas 2023/2024, com patrocínio da Sulgás, e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP). 

 

Texto: William Dias

Foto: Alexandre Schneider/CPB

 

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.