Atletas do GNU competiram pelo florete no segundo dia da esgrima em cadeira de rodas nas Paralimpíadas
04 de setembro de 2024
Mônica Santos, Vanderson Chaves e Kevin Damasceno disputaram os jogos desta quarta-feira, 4 de setembro, no Grand Palais.
Na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, os atletas da esgrima em cadeira de rodas do Grêmio Náutico União retornaram ao Grand Palais para as disputas do florete, marcando o segundo dia de competição nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Na categoria A masculino, Kevin Damasceno venceu o primeiro duelo do dia contra Hayder Al-Ogaili, do Iraque, pelo placar de 15 a 12. Na fase de oitavas de final, Damasceno enfrentou novamente o húngaro Richard Osvath – ambos já haviam duelado no Sabre-, e infelizmente foi superado pelo placar de 2x15. Kevin ainda contou com chance de seguir na competição na primeira rodada da repescagem, mas sofreu um revés de 10 a 15 para o japonês Shintaro Kano e foi eliminado da disputa.
Na categoria B masculino, Vanderson Chaves competiu nas oitavas de final contra o ucraniano Dmytro Serozhenko, mas acabou perdendo o jogo por 9x15. Na repescagem, Vanderson garantiu uma boa vitória na primeira rodada contra o argentino Hugo Alderete, por 15 a 10, mas sofreu um revés na segunda partida da repescagem para o francês Maxime Valet, encerrando o duelo com o placar de 6x15.
Por fim, Mônica Santos competiu pela categoria B feminino no primeiro duelo pela fase de oitavas de final. Em um jogo equilibrado, Mônica acabou sendo superada pela atleta Irma Khetsuriani, da Geórgia, pelo placar de 13 a 15. A esgrimista do GNU avançou diretamente para a segunda repescagem, mas acabou sofrendo um revés contra a ucraniana Nadiia Doloh, por 8 a 15.
Nesta quinta-feira, 5 de setembro, os atletas da esgrima em cadeira de rodas do GNU disputam a competição por equipes. Abaixo, confira a programação:
Monica Santos | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
5 de setembro | 5h - Florete feminino por equipes
6 de setembro | 4h - Espada B individual feminino
7 de setembro | 5h - Espada feminino por equipes
Kevin Damasceno | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
5 de setembro | 5h - Florete masculino por equipes
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes
Vanderson Chaves | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
5 de setembro | 5h - Florete masculino por equipes
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes
Os atletas da esgrima em cadeira de rodas e natação paralímpica do Grêmio Náutico União são contemplados com os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte através do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas I, que conta com os patrocinadores Ventos do Sul Energia, Banrisul, Grupo Iesa, Agrofel, Zaffari, Panvel e BRDE. A campanha paralímpica da esgrima também contou com os recursos via Pró-Esporte do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas 2023/2024, com patrocínio da Sulgás, e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Texto: William Dias
Foto: Alexandre Schneider/CPB