Atletas do GNU garantiram o pódio no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica
Equipe unionista encerrou com 10 medalhas conquistadas no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
09 de dezembro de 2024
Com a participação dos atletas do Grêmio Náutico União, o Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica foi um dos destaques do final de semana, reunindo grandes nomes da modalidade no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
No evento, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro e contou com a participação 289 atletas, os nadadores do GNU alcançaram excelentes resultados, fechando a participação com dez medalhas conquistadas entre os cinco atletas que representaram o Clube na competição.
Com três medalhas garantidas, José Luiz Perdigão Maia competiu pela Classe S11 e faturou dois ouros, nos 100m borboleta (1’10”04) e nos 200m medley (2’45”86), além do bronze na prova de 100m costas (1’20”16). O atleta ainda fechou com a quarta colocação nas provas de 50m livre (29”53) e 100m livre (1’06”49).
Pela Classe S3, a nadadora Milaini Alviço Araújo foi medalha de ouro nos 50m costas (1’06”43), ganhou duas pratas nas provas de 100m (2’21”58) e 50m livre (1’05”93), e encerrou no 6º lugar nos 200m livre (5’01”13). A unionista Catarina Martins Machado, que compete pela Classe S9, garantiu o ouro nos 100m borboleta (1’24”29) e uma prata nos 100m peito (1’42”98), além de terminar na 4ª colocação nos 200m medley (3’12”05) e em 6º lugar nos 50m livre (32”67).
Na Classe S13, Lucas Stanguine, foi medalha de prata na prova de 100m costas (1’12”16) e bronze nos 50m livre (27”87). Por fim, na Classe S7, Maria Eduarda de Menezes Wagner foi quinta colocada na prova de 100m peito (2’08”05). A equipe do União no campeonato foi acompanhada pelo técnico Rodolfo Almeida e a auxiliar Gretta Feijó.
O Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica contou com a presença da atleta do GNU, Maria Carolina Santiago, maior medalhista brasileira de ouro em Jogos Paralímpicos, que vai acompanhar as provas do evento. Confira abaixo algumas fotos do evento:
Os atletas da natação paralímpica do Grêmio Náutico União são contemplados com os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte através do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas I, que conta com os patrocinadores Ventos do Sul Energia, Banrisul, Grupo Iesa, Agrofel, Zaffari, Panvel e BRDE. A campanha paralímpica também contou com os recursos via Pró-Esporte do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas 2023/2024, com patrocínio da Sulgás, e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Texto: William Dias