Uma noite de sonhos: 65º Baile de Debutantes do GNU reuniu 28 meninas
29 de setembro de 2026
O 65º Baile de Debutantes ocorreu no último sábado (26/09/2026), e o Salão de Festas União, na sede Alto Petrópolis, ficou repleto. Foram aproximadamente 1500 pessoas que compareceram ao evento para ver as 28 meninas que mais pareciam princesas em seus lindos e longos vestidos brancos.
A prévia do Baile iniciou às 18h, quando o Salão Laureados abriu seus estúdios fotográficos para as Debutantes, pais, irmãos e avós registrarem grandes momentos desse tão esperado dia.
Após os registros fotográficos, os pais e demais familiares subiram para o Salão União, onde se iniciou o serviço de coquetel e jantar, sob responsabilidade da Basilic Gastronomia e Eventos, no qual foram servidos canapés. No jantar, foi disponibilizada uma entrada de peixe branco em crosta de ervas, mousseline de batata doce roxa, óleo de salsa e aspargos.
Para o prato principal, foi reservado filé mignon ao merlot, risoto de tomate assado e tuile de parmesão. Os presentes ainda se deliciaram com a sobremesa: Pavlova desconstruída.
Enquanto isso, às 20h, chegavam os pares e madrinhas das Debutantes no Depósito I. Já às 21h começaram a chegar amigos e colegas das Debutantes, que se acomodaram no Teatro e no Foyer do GNU, e puderam acompanhar o Baile pelos telões nos respectivos locais, que era transmitido simultaneamente ao evento.
Meninas revelaram os momentos mais especiais do Projeto Debutantes GNU 2026
A debutante Martina Guizzo e Silva, fã de carteirinha do Debut do GNU, declarou que seu lugar preferido em Porto Alegre é o próprio Debut. Ela afirmou, em entrevista exclusiva, que a data do Baile significava um marco muito importante em sua história, em função das experiências pelas quais passou e pelas pessoas que conheceu.
Para Martina, o Projeto Debutantes do GNU é uma experiência única e que traz sentimentos profundos. Por isso, indica para qualquer menina. “É um tempo de transformação e de conhecimento próprio, algo sensacional e mágico”.
Os pais de Martina, Cristiano e Camila, estavam visivelmente emocionados. Eles disseram que perceberam a filha muito feliz e aproveitando bastante o Projeto. “É uma honra vê-la fazendo amigas e passando por eventos maravilhosos aqui no União. Eu pergunto para ela se está cansada, e ela responde que não, que está adorando. Então ficamos felizes, porque vimos que tudo valeu a pena”, declarou Camila.
Já a debutante Gabriela Bastos Pozzebon disse que fez novas amizades com meninas de escolas diferentes, que não faria se não fosse o Projeto Debutantes. “Tivemos diversas atividades, seja de fotografia, de viagem pra Gramado, maquiagem, festas e estávamos esperando por esse dia em que está todo mundo lindo, arrumado e muito animado. Acho que a gente vai lembrar desse dia para sempre”.
Gabriela ainda ressaltou o cuidado que o Clube teve com ela durante a trajetória dela no Debut. “Sempre tentando nos unir, fazer propostas, ouvir o que a gente estava pensando nos encontrinhos e nos entendendo na parte do Debut".
Os pais de Gabriela, Flávio e Cláudia, disseram estar muito felizes ao ver a filha completando 15 anos. “É uma fase muito bonita em que ela está desabrochando para a juventude, para a vida adulta, amadurecendo. Eu acho que é muito importante e ela está adorando (o Projeto Debutantes). Esperamos que ela leve para a vida as amizades verdadeiras que está fazendo, contou Cláudia.
A mãe de Gabriela ainda disse que o momento do baile significava para a família união, porque vieram pessoas de longe para celebrar essa noite tão especial e que tinham escolhido o GNU para o Debut de Gabriela por ser o Clube do coração deles. “Adoramos o União e não indicaríamos outro Clube para este momento”, concluiu Flávio.
Ivan Mattos e Ana Beatriz Bergamo foram os cerimonialistas do 65° Baile de Debutantes
O jornalista e colunista social do Jornal do Comércio Ivan Mattos e a associada do GNU, debutante simpatia de 2023 e Glamour Friend 2024, Ana Beatriz Bergamo, foram escolhidos para serem cerimonialistas do 65° Baile de Debutantes do GNU.
Ivan Mattos, apesar de já ter sido cerimonialista por 8 anos no Debut no União antes da pandemia, sentiu-se muito contente e honrado por assumir essa função novamente, nos 120 anos do Clube. Ele conta que, até hoje, muitas das ex-debutantes, já adultas e seguindo suas vidas profissionais, reconhecem-no como sendo apresentador do Debut delas no GNU. Há 23 anos, o jornalista possui uma coluna social no Jornal do Comércio, a “Olha Só” e uma carreira consolidada e reconhecida na área.
Ana, foi escolhida pelas outras debutantes no ano em que debutou – 2023- debutante simpatia - e ganhou o título de Glamour Friend no ano seguinte – que representa um grande engajamento em ações voluntárias para a Liga Feminina de Combate ao Câncer do Rio Grande do Sul.
Um lindo pingente de ouro 18k foi entregue às Debutantes na noite do Baile
Da parceria entre o GNU e a Coliseu Joalheria nasceu uma joia que prestigia a tradição e a emoção do Baile de Debutantes: um vestido, ícone do baile. Ele ganhou forma em um pingente de ouro 18k desenvolvido exclusivamente para as debutantes pela Coliseu.
Com atenção a cada detalhe, o design reproduz em ouro as dobras da saia rodada e a silhueta bem acinturada do vestido que representa o grande dia, traduzindo toda a delicadeza e feminilidade desta nova fase.
Após a entrega de joias, as Debutantes realizaram um lindo desfile geral pelo Salão de Festas União e logo dançaram 3 valsas: uma com os pais, outra com os pares, e a terceira livre para quem quisesse dançar.
Posterior à valsa, as debutantes subiram ao palco e fizeram a dança da “luvinha”, tradicional no final do baile. Para este momento, elas escolheram a música “Gone, Gone, Gone’, do artista Philips Philips.
Depois, foi cantado o parabéns para a debutante Rafaela Bettiol, que estava de aniversário no mesmo dia do Baile. Após esse momento, foi dado o início da festa com os amigos das Debutantes. O DJ Ivan Aune assumiu o som da noite e, após, o DJ Danni Martin fez sua apresentação.
A festa se estendeu até às 3h30 da manhã, quando foi servido o café da manhã às Debutantes, finalizando por completo o evento às 5h, em uma noite que jamais será esquecida.
O Projeto Debutantes GNU 2026 teve o patrocínio da Joalheria Coliseu, da Franzen Alfaiataria, da Gabriel Souza Filmes e da Silva’s Hunter Fotografias. Os apoiadores do Debut GNU foram a Locare - Locações para Eventos, o salão de beleza Ammá Concept, a Raro Aroma, o Atelier 119 e o estilista Vol Fioravantte.
Confira o nome das debutantes 2026 do GNU:
Alice Jardine Cardoso
Alice Manica
Ana Alice Prates Maio
Catarina Chaves Träsel
Eduarda Macedo de Souza
Francesca Forster Pereira
Gabriela Bastos Pozzebon
Helena Balejos Candaten
Helena Menezes Cantalice
Helena Nique Peralles
Iris Maria Marin
Isabela Ranzan Garcia
Isabelle Lambert Dorneles
Laura Martinewski Vallim
Lorenza Beledeli Capelari
Luiza Grossi Fensterseifer
Manuela Benites Confortini
Maria Cristina Freitas de Oliveira
Maria Fernanda Pons Giordani
Maria Valentina de Brito Camponogara
Marina Pires Elias
Martina Guizzo e Silva
Natália Possani Ruschel
Rafaela Amaral da Rosa
Rafaela Bettiol De Carli
Sofia Bertolini Zaquia
Sofia de Vasconcellos Hennemann
Valentina Bardini Cammarota
Texto: Carine Bidone Lopes
Fotos: João Mattos