Carol Santiago vence a prova de 100m livre S12 e conquista terceiro ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris
04 de setembro de 2024
Nadadora do Grêmio Náutico União segue fazendo história após garantir mais uma medalha na Paris La Defense Arena.
Gigante das águas em Paris! A atleta Maria Carolina Santiago segue fazendo história na França e, nesta quarta-feira, 4 de setembro, conquistou a medalha de ouro na prova de 100m livre S12 na Paris La Defense Arena, se tornou hexacampeã paralímpica e se consolidou como a maior campeã brasileira nos Jogos Paralímpicos.
A vitória foi confirmada com uma performance de liderança de ponta a ponta que finalizou com o tempo de 53:30 e, com o resultado, Carol já venceu três medalhas em Paris, se estabelecendo como um dos principais nomes da natação paralímpica mundial. Ainda nesta quarta-feira (4), Carol tem mais uma chance de medalha com a disputa do revezamento 4x100m livre 49 pontos.
Com as três medalhas conquistadas em Paris, Carol garantiu a oitava medalha em Jogos paralímpicos, sendo três ouros em Paris, e mais cinco medalhas em Tóquio 2021: três ouros (nos 50m livre, nos 100m livre e nos 100m peito), uma prata (no revezamento 4x100m livre misto) e um bronze nos 100m costas.
Parabéns, Carol! O Grêmio Náutico União se orgulha pela sua conquista! Amanhã, dia 5 de setembro, Carol compete pela prova dos 100m peito da categoria SB12, sua última competição em Paris.
Os atletas da natação paralímpica do Grêmio Náutico União são contemplados com os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte através do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas I, que conta com os patrocinadores Ventos do Sul Energia, Banrisul, Grupo Iesa, Agrofel, Zaffari, Panvel e BRDE. A campanha paralímpica também contou com os recursos via Pró-Esporte do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas 2023/2024, com patrocínio da Sulgás, e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Texto: William Dias
Foto: Marcello Zambrana/CPB