
Cerimônia de abertura do 73º Campeonato Brasileiro Masters de Natação reuniu autoridades e delegações no GNU
Evento leva o nome de Anton Karl Biedermann, Patrono do Clube, que foi homenageado durante a solenidade na Sede Moinhos de Vento
02 de maio de 2025
Autoridades, convidados e delegações participantes do 73º Campeonato Brasileiro Masters de Natação – Troféu Anton Karl Biedermann participaram, na manhã desta sexta-feira, 02 de maio, da cerimônia de abertura oficial da competição, realizada nas proximidades da piscina de 50m da Sede Moinhos de Vento.
A solenidade contou com a presença do Presidente do Grêmio Náutico União, Ricardo Rodrigues Alves, o Presidente da Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN), Carlos Roberto da Silva, o Presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), Toshio Tadano, além do Secretário de Esportes de Porto Alegre, Professor Tovi, e a ex-Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. Patrono do GNU e homenageado nesta edição do torneio, Anton Karl Biedermann também esteve presente na cerimônia, que iniciou com o desfile de cada uma das delegações que marcam presença no evento ao som da banda da Brigada Militar.
Em seu discurso, o Presidente da ABMN, Carlos Roberto da Silva falou sobre a realização da competição no GNU e as edições anteriores realizadas no Clube. Ele ainda ressaltou a homenagem à Anton Karl Biedermann, destacando-o como um exemplo a todos, e frisando também a importância do esporte como qualidade de vida. Na sequência, foi entregue uma placa para Biedermann como reconhecimento à sua história de vida e trajetória no esporte que inspira muitos nadadores. Com 100 anos, o Patrono do GNU segue em atividade, participando de competições com a equipe de Natação Master do União conquistando, mais recentemente, recordes nas piscinas. O Presidente da FGDA, Toshio Tadano, agradeceu a todos presentes, parabenizou todos os participantes do campeonato e desejou uma boa competição aos nadadores.

Presidente Ricardo Alves anunciou novidade na cerimônia de abertura

Durante o seu discurso na cerimônia, o Presidente Ricardo Alves deu boas-vindas aos nadadores e reforçou que todos estão convidados a conhecer as sedes do GNU. Ele ainda destacou o título e a quebra do recorde mundial na prova de revezamento 4x200 livre da categoria 200+, conquistado pela equipe master do Clube, ressaltando que o feito trazia uma grande marca internacional neste início de competição.
O presidente aproveitou o momento para anunciar uma grande novidade a todos: o jovem Samuel Puhl, de 10 anos, passa a integrar a Equipe de Natação Paralímpica do Grêmio Náutico União. O nadador conquistou, recentemente, quatro medalhas no Meeting Paralímpico em Santa Catarina nas provas de 100m e 50m costas, e 50m e 100m livre, despontando como uma promessa na modalidade. Samuel e os pais, Edson e Andreia Puhl, estão acompanhando o Brasileiro Master na Sede MV.
Por fim, Ricardo estendeu seus votos de bom evento a todos os atletas e declarou a abertura oficial do 73º Campeonato Brasileiro Masters de Natação – Troféu Anton Karl Biedermann. A competição segue até domingo (04) e os resultados em tempo real podem ser acessados aqui.
As provas são transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube WINNERS TV, com patrocínio do DKMBANK. Confira abaixo as fotos da abertura:
