Com ouros de Fernanda Kopacek e Thiago Ruffini, pódios da equipe do GNU marcam campanha no Brasileiro Júnior e Sênior de Verão
Clube teve bom desempenho no Rio de Janeiro, conquistou medalhas e colocou atletas entre os finalistas das principais provas da temporada nacional
08 de dezembro de 2025
O Grêmio Náutico União teve bom desempenho no Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior e Sênior de Verão e no Campeonato Open de Natação, realizados entre os dias 2 e 6 de dezembro, no Rio de Janeiro. A competição reuniu as principais equipes do país e encerrou a temporada 2025 da natação brasileira.
No Brasileiro Júnior de Verão, a equipe teve como um dos principais resultados a medalha de ouro de Fernanda Kopacek Silveira nos 1500 metros livre na categoria Júnior 1, com o tempo de 17:29.29. A nadadora ainda conquistou medalha de prata nos 800 metros livre Júnior 1, com 09:09.14. O GNU ainda faturou a medalha de prata no revezamento 4x200 metros livre masculino Júnior, formado por Victor Rodrigues Moreno, Matheus Babinski Cunha, Lucas Zimmermann Mileski e Bruno Primerano, com o tempo de 07:25.21. A equipe ainda somou medalhas de bronze com Victor Rodrigues Moreno nos 400 metros livre Júnior 2, com 03:55.06; Maria Eduarda Vaz Pavan nos 200 metros peito Júnior 1, com 02:47.79; e Arthur Shen Tonetto nos 50 metros peito Júnior 1, com 00:29.68.
Além dos pódios, o GNU colocou atletas em finais e top-5 em provas de alto nível. Fernanda Kopacek Silveira foi quarta colocada nos 400 metros livre Júnior 1. Arthur Shen Tonetto terminou em quinto lugar nos 200 metros peito e nos 100 metros peito Júnior 1. Nicolas Gabriel Marques ficou em quarto lugar nos 1500 metros livre Júnior 1 e em quarto lugar nos 800 metros livre Júnior 1. Victor Rodrigues Moreno terminou em segundo lugar nos 1500 metros livre Júnior 2, com 15:22.54, além de registrar quinto lugar nos 800 metros livre Júnior 2 e quinto lugar nos 200 metros livre Júnior 2. Bruno Primerano foi quarto colocado nos 200 metros livre Júnior 2.
No Brasileiro Sênior de Verão, o destaque do GNU foi a medalha de ouro de Thiago Maturana Ruffini nos 1500 metros livre, com o tempo de 15:20.30. O time unionista também conquistou a medalha de prata com Felipe de Souza Collossi nos 100 metros costas, com 00:56.53, que ainda ganhou o bronze nos 200 metros costas, com 02:04.02. O União também garantiu o bronze com o revezamento 4x200 metros livre masculino, com Thiago Maturana Ruffini, Pedro Guastelli Farias, Bernardo Marini Gavioli e Luiz Felipe Loureiro, com o tempo de 07:39.88; e com Bernardo Marini Gavioli nos 1500 metros livre, com 15:40.95.
O GNU também manteve presença em finais no Sênior. Thiago Maturana Ruffini terminou em quinto lugar nos 400 metros livre e em quarto lugar nos 800 metros livre. Pedro Pena foi quarto colocado nos 200 metros costas. Pedro Guastelli Farias encerrou os 1500 metros livre na quinta posição.
No Campeonato Open de Natação, o GNU voltou ao pódio com Thiago Maturana Ruffini, que conquistou medalha de prata nos 1500 metros livre, com 15:20.30. A equipe somou medalhas de bronze com Pedro Pena nos 200 metros costas, com 02:04.07, com Victor Rodrigues Moreno nos 1500 metros livre, com 15:22.54, e com Felipe de Souza Collossi nos 100 metros costas, com 00:55.94. Thiago Maturana Ruffini ainda terminou em quarto lugar nos 800 metros livre e em quinto lugar nos 400 metros livre. Candela Giordanino foi quarta colocada nos 1500 metros livre feminino.
Na classificação entre clubes, o Grêmio Náutico União encerrou o Brasileiro Sênior de Verão na quarta colocação geral e o Brasileiro Júnior de Verão na sexta posição, confirmando o bom desempenho ao longo da competição. A delegação foi acompanhada pelos treinadores Christiano “Kiko” Klaser, Eduardo dos Reis e Mário Alberto Leite. Os Campeonatos Brasileiro Júnior e Sênior de Verão marcaram o encerramento oficial da temporada 2025 da natação nacional.
Os atletas da Natação e Águas Abertas do GNU são contemplados com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, por meio do projeto GNU Natação Olímpica II, que conta com os patrocinadores Zaffari, Grupo Iesa, Ventos do Sul, Vivo, Sulgás e Rede Figueira, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).