
Conheça o projeto de acessibilidade para a Sede Alto Petrópolis do GNU
16 de junho de 2025
Os principais pontos positivos de investir em acessibilidade são muitos. Estar em conformidade com a lei, conforto e praticidade, inclusão social e responsabilidade social são alguns deles. Por isso, a Sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União (GNU) investiu em um grande projeto de acessibilidade.
Dessa forma, garantimos espaços e ambientes para todos, incluindo os idosos, as pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência e as crianças.

Segundo a arquiteta referência em acessibilidade que realizou o projeto da sede do Clube, Liane Lautert Etcheverry, o GNU teve uma visão de humanidade fantástica e de gentileza ao se preocupar em fazer uma rota acessível para os seus associados.
A rota acessível nada mais que é um caminho livre de obstáculos e que permite a todas as pessoas circularem com autonomia, conforto e, principalmente, segurança. “Foi um trabalho bastante grande e complexo. O projeto foi necessário em função da grande parcela de crianças em carrinhos de bebê e de pessoas com mais de 60 anos que frequentam o Clube”, explicou Liane.
O que foi implantado no Clube em termos de acessibilidade:
- Rampa acessível na pista de caminhada na entrada da Av. Nilo Peçanha;
-Caminhos com piso tátil direcional e de alerta para pessoas com deficiência visual, na cor amarela;
-Faixa de segurança no estacionamento;
-2% das vagas do estacionamento para cadeirantes e 5% das vagas para idosos;
-Banheiro acessível no estacionamento;
-Elevador acessível no Prédio Social que atinge todos os níveis na Praça dos Fundadores.
Próximas ações a serem realizadas:
- Mapas táteis em locais estratégicos (portarias, junto aos elevadores, pontos de referência);
- Novas rampas externas;
- Placas nas paredes de entrada dos sanitários
- Plataforma vertical na entrada da Nilo Peçanha
- 2 Elevadores para vencer o desnível até o restaurante do Tênis
- Elevador no nível das piscinas até a plataforma.
Alguns corrimãos nas escadas existentes já foram colocados de forma correta (em duas alturas – para indivíduos de baixa estatura ou crianças e pessoas altas- e dos dois lados – para destros e canhotos e que possua diâmetro funcional). Outros corrimãos de acessibilidade estão em andamento.
Todas as obras novas que estão sendo realizadas na Sede Alto Petrópolis estão incluindo a questão da acessibilidade: o Salão Laureados, o Salão de Festas União, o Restaurante do Tênis e a Academia. Com esse projeto, o GNU reafirma seu compromisso com a inclusão, promovendo um ambiente mais acessível, seguro e acolhedor para todos os seus associados.