Conselho Deliberativo decide chapa que comandará o clube nos próximos dois anos
A chapa liderada pelo atual vice-presidente de esportes, Ricardo Alves, saiu vencedora. Ele e seu vice, José Luiz Barcellos de Castro, assumirão o comando do Cl
26 de novembro de 2024
Na noite de segunda-feira, 25 de novembro, o Conselho Deliberativo do Grêmio Náutico União se reuniu no teatro do Clube para votar a chapa que irá comandar a instituição no próximo biênio.
O processo eleitoral foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo, o senhor Luis Dagoberto Paganella, que convidou à mesa diretora o presidente Paulo José Kolberg Bing, o patrono Anton Karl Biedermann, o vice-presidente do União e vice-presidente administrativo Alberto Koehler, o presidente do Conselho Superior Francisco Miguel Schmidt e o secretário ad hoc Mário Cavalheiro Lisbôa. O Secretário do Conselho Deliberativo, Luiz Carlos Bergamin, auxiliou Paganella na administração e na condução do pleito.
Na disputa, duas chapas estavam registradas: a Chapa 1, liderada pelo candidato à presidência Ricardo Rodrigues Alves, com José Luiz Barcellos de Castro como vice, e a Chapa 2, encabeçada por Alexandre Makariewicz, com Luis Antonio Berto como vice.
Às 19h, com o número de 75 conselheiros, não foi possível iniciar o pleito. A decisão foi esperar pela segunda chamada para que os membros tomassem os seus lugares. Às 19h30, com a presença de aproximadamente 177 conselheiros, o processo eleitoral teve início. O número final de conselheiros presentes foi de 245, conforme atualização feita por volta das 20h.
Com os conselheiros devidamente organizados no teatro, cada candidato teve dez minutos para apresentar suas propostas. O primeiro a se manifestar foi o candidato da Chapa 1, Ricardo Alves, que agradeceu o apoio do presidente Paulo Bing e de seu vice, José Luiz Barcellos de Castro. Ele ressaltou a importância do cargo e do esporte para o clube, mencionando algumas iniciativas realizadas durante o ano, como as melhorias na academia e nas quadras de tênis cobertas da Sede Alto Petrópolis.
Em seu discurso, Ricardo se posicionou como continuador de um trabalho já iniciado, afirmando: "nós somos a continuidade. Nossa gestão é diferente das anteriores, pois é administrada pelo associado. O dirigente precisa entender como o associado é tratado dentro do clube."
Ricardo também destacou a inauguração do primeiro Centro de Treinamento Ginástica Rítmica, enfatizando que o crescimento do esporte no clube também contribui para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Não estamos só melhorando e crescendo o esporte no União, estamos fazendo isso pelo esporte brasileiro”, afirmou.
Em seguida, o candidato Alexandre Makariewicz teve a oportunidade de expor suas propostas. Ele reforçou seu compromisso com o foco no associado, destacando a ampliação e qualificação dos espaços de convivência nas sedes, como salas de estar e áreas de lazer. Além disso, Makariewicz se comprometeu a apoiar e desenvolver os projetos cívico-culturais já existentes no clube e a melhorar a comunicação entre a diretoria e os associados.
Durante a sua fala, o candidato Makariewicz explorou cinco pontos traçados para o seu comando no Clube: foco no associado, esporte, qualificação das sedes, sustentabilidade e responsabilidade, além do modelo de gestão baseado em projetos anteriores.
Para focar no associado, Alexandre viu a necessidade de ampliar os espaços internos. “Pretendemos ampliar e qualificar os espaços de permanência e convivência nas sedes, oferecendo aos associados locais com mais qualidade, como sala de estar e salas de jogos”
Por volta das 20h10, iniciou-se a votação e os membros do conselho foram chamados para votar em ordem alfabética. O processo durou pouco mais de uma hora e foi concluído por volta das 21h15. A contagem dos votos levou cerca de 40 minutos, gerando grande expectativa entre os candidatos. Exatamente às 21h44, o o Presidente da Comissão Eleitoral, Hélio Oliveira, anunciou o resultado: a chapa vencedora foi a Chapa 1, liderada por Ricardo Rodrigues Alves e José Luiz Barcellos de Castro, com 134 votos contra 109 da Chapa 2, uma diferença de apenas 25 votos. Houve ainda um voto em branco e uma abstenção.
Em seu discurso, Ricardo parabenizou o presidente do Conselho, Luis Paganella, pela maneira em que ele conduziu o pleito. Reforçou a força do processo de escolhas, “fizemos uma eleição totalmente democrática”. Ainda afirmou que, apesar de ter conquistado a maioria dos votos, o vencedor da noite foi o Grêmio Náutico União.
Encerrada a votação, os conselheiros se reuniram no salão Laureados para jantar, como de costume.
Confira algumas imagens da noite de ontem clicando aqui.