Login
Da frustração aos recordes: Eduardo Marocco é um dos grandes da natação máster

Da frustração aos recordes: Eduardo Marocco é um dos grandes da natação máster

12 de abril de 2022

Da frustração aos recordes: Eduardo Marocco é um dos grandes da natação máster
Da frustração aos recordes: Eduardo Marocco é um dos grandes da natação máster
O trauma que virou superação. A vida de um atleta de alto rendimento é sempre recheada de dessobramentos, com as vitórias, derrotas e frustrações sempre fazendo parte da rotina de quem busca sempre o topo do pódio. A trajetória do nadador da equipe máster do GNU Eduardo Marocco, de 53 anos, é mais uma daquelas histórias em que o mais importante é nunca desistir, e que a dedicação é a chave para os bons resultados.

Desde os quatro anos de idade, quando deu as suas primeiras braçadas, Eduardo já sabia que seria a natação o seu esporte que o acompanharia a vida toda. Entre conquistas e competições, foi as vésperas dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, que o atleta viveu a sua maior frustração, quando ficou de fora dos jogos por apenas três centésimos.

O trauma na carreira de Eduardo Marocco o afastou das piscinas por aproximadamente dez anos, também acabou sendo o ponto de virada para retornar ao esporte. Foi acompanhado do irmão, que Eduardo retornou para água sem aspirações competitivas, pensando em melhorar a sua qualidade de vida. A época, afastado da rotina de atleta, Marocco trabalhava na plantação de arroz. A rotina exaustiva da colheita, acompanhado de uma má alimentação, foi a chave para retornar a natação.

Foi em meados dos anos 2000, quando convidado para um evento festivo da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos, que Eduardo retornou as competições, junto com uma rotina intensa de treinamentos cinco vezes por semana. Os bons resultados trouxeram o nadador de volta para o GNU no final de 2005 para integrar a equipe máster.

Ano de 2007 marcou uma nova fase na carreira

Foi a partir de 2007, que Eduardo colocou um novo rumo na carreira, pensando em competições de alto nível. O resultado foi imediato, e no ano seguinte Eduardo Marocco disputava o seu primeiro mundial de natação máster na Austrália. Com uma trajetória digna dos grandes campeões, foram quatro participações em campeonatos mundiais master com oito medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

Mas foi no campeonato pan-americano, disputado na Flórida em 2013, que Eduardo eternizou o seu nome ao conquistar o recorde mundial na prova dos 200m costas, feito até hoje não superado na categoria 45+.

Preparação para o mundial do Catar em 2023

Após o recorde, Eduardo se afastou novamente das piscinas em 2015, retornando no inicio de 2021, agora com foco na preparação para o mundial que acontecerá em Doha, no Catar no próximo ano, quando vai em busca de novos recordes.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.