Descerramento da placa da Sede AP rendeu homenagem a todos os voluntários das enchentes do RS de 2024
06 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), houve o descerramento da placa da Sede Alto Petrópolis em homenagem a todos os envolvidos como voluntários nas enchentes de 2024 do Rio Grande do Sul, no Grêmio Náutico União (GNU).
Na ocasião, houve um coquetel, e esteve presente a diretoria do Clube em momentos emocionantes de agradecimento a todos os envolvidos. O presidente do GNU Paulo José Kolberg Bing abriu as homenagens, enaltecendo o momento especial. “Em meio à tristeza, ao mesmo tempo, vi algo muito bonito: toda a mobilização da comunidade gaúcha, brasileira e internacional, o trabalho das nossas voluntárias, dos nossos associados”.
Ele agradeceu, principalmente, aos sócios, pela participação intensa e pelo grande apoio na campanha não só através do Pix, como também em doações de gêneros, cestas básicas e roupas.
O Salão de Festas União da Sede Alto Petrópolis do GNU transformou-se em centro de triagem e seleção de doações, recebendo donativos durante praticamente todo o mês de maio até 5 de junho. Além disso, abastecia o abrigo que o Clube abriu na Sede Moinhos de Vento e também a diversos abrigos. “A gente chegava aqui e se emocionava com o trabalho e as pessoas que estavam ali se voluntariando. Então, o União está fazendo questão de deixar tudo isso registrado. Porque o tempo passa e as coisas são esquecidas”, lamentou o presidente.
A Confraria União Cooks teve papel fundamental na ajuda aos voluntários e aos afetados pelas enchentes. Segundo o Diretor Adjunto da Confraria, Luiz Fernando Pilotti, os confrades do Clube produziram, na Sede AP, em 22 dias, cerca de 2.500 marmitas por dia para os envolvidos. Além disso, os confrades se dividiram em outros lugares para isso. Por exemplo, no Círculo Militar, faziam em torno de 6 mil marmitas por dia. No Sarandi, houve um confrade que fazia 800 marmitas por dia. Na zona sul, outro integrante da Confraria realizou em torno de 2 a 3 mil marmitas por dia durante, aproximadamente, 20 dias.
O Diretor do União Cooks, Jorge Fernando Câmara Ferla, ressaltou que os três pilares da Confraria são a amizade, a benemerência e escola e que sempre praticaram esses valores. “Sempre que alguém estiver necessitando, a gente estará pronto para ajudar”.
A Diretora do União D’Elas, Eliana Saint Pastous Godoy, declarou que a iniciativa da Confraria D’Elas de ajudar os atingidos pelas enchentes foi espontânea. “Estávamos sem as aulas (as que seriam dadas em maio nos dois cursos foram canceladas), os eventos todos foram cancelados, e as meninas voluntárias trabalharam incansavelmente, recebendo as doações na triagem. Então, tudo aconteceu de forma automática. Atuamos na parte da triagem das doações, ajudando no que fosse possível”, acrescentando que algumas confreiras chegavam a ajudar de segunda a sábado, cozinhando e organizando as marmitas, sob a coordenação dos Cooks.
Já a Diretora do União Voluntários, Inês Menegon de Bona, disse que a experiência que viveu na enchentes foi inédita. “Eu estive no clube dia 4, no sábado, para receber doações de uma amiga. Como ela trouxe um monte de coisas, eu vim para ajudar a descarregar. E aí, cerca de 25 minutos depois, quando ela saiu e foi tirar o carro aqui da frente, tinha uma fila de automóveis fazendo doações. Não estava nada organizado, as coisas foram assim, acontecendo naturalmente. E assim foram todos os dias que ajudamos. Primeiramente, recebendo e depois, então, o que é mais emocionante, doando. “Eu jamais vou esquecer isso, foi emocionante”.
Bing ainda lembrou que a Sede UP e Moinhos de Vento fizeram o acolhimento de pais de atletas e de atletas. Na Sede Moinhos de Vento, também acolheram os funcionários da ilha que perderam praticamente tudo.
A esposa do presidente do GNU, Cláudia Scheer Bing, em um momento raro, tomou a palavra. Ela agradeceu profundamente aos voluntários. “O que me tocou muito foi justamente esse espírito de irmandade que existe no povo gaúcho. É um sentimento tão profundo que a gente tem que enaltecer demais o trabalho dos voluntários”.
Ao final do evento, o presidente do GNU convidou o Vice-Presidente Cívico-Cultural, José Bonifácio Mendes Coutinho, a Gerente de Eventos, Cláudia Fattore, a Diretora do União Voluntários, Inês Menegon de Bona, o Diretor da Confraria União Cooks, Jorge Fernando Ferla e o Diretor da Sede Alto Petrópolis, José Luiz Barcellos de Castro a descerrar a placa em homenagem histórica aos envolvidos nos resgates e voluntários das enchentes.
Confira a matéria de agradecimento a todos os envolvidos nas enchentes e a lista de voluntários aqui.