Login
DIA NACIONAL DO VÔLEI: Um esporte em equipe que cativa multidões

DIA NACIONAL DO VÔLEI: Um esporte em equipe que cativa multidões

27 de junho de 2024

Nesta quinta-feira (27/06), Dia Nacional do Vôlei, o esporte ganha destaque especial. Nessa data, celebramos não apenas as conquistas nas quadras, mas também os valores de trabalho em equipe, respeito, humildade que o vôlei inspira e que apaixona multidões.

 

Sobre isso, nada melhor para ilustrar o vôlei do Grêmio Náutico União como o atleta Fabrício Menegotto da Fontoura, 17 anos, e a técnica Gabriela Provenzano João de Deus, 39.

 

Fabrício possui inúmeras vitórias e campeonatos em sua trajetória. Por sua vez, Gabriela está há 17 anos trabalhando no GNU e foi atleta do Clube por anos. Mas iremos contar primeiro a história do atleta.

Fabrício: humildade e dedicação em quadra

Fabrício comemorando a vitória da Copa Cláudio Braga em 2023
Fabrício comemorando a vitória da Copa Cláudio Braga em 2023

Fabrício, que passa por 4 treinos por semana com duração de 3 horas no total em cada dia, conta, com humildade, que para conseguir inúmeros títulos, houve um conjunto de fatores interligados. O mais importante foi o grupo, os treinos intensos e o treinador (Marcos Toloni).

 

“O nosso treinador é um dos melhores do Rio Grande do Sul. Hoje ele está dentro da comissão técnica da Seleção Brasileira, e também não deixa os treinos físicos de fora, sempre se dedicando e querendo mais e mais”, contou o garoto.

 

Dos altos dos seus 1,83, Fabrício é o capitão da equipe sub 19 e atua como ponteiro da equipe. “Ele é um líder nato. Os colegas o respeitam muito e ele é super dedicado nos treinamentos”, contou o Coordenador do Vôlei do GNU, Dênio Peixoto.

 

A função de ponteiro é considerada a mais difícil de todas em uma equipe de vôlei, porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque) e atacar.

 

Fabrício é Pentacampeão Estadual, Tetracampeão da Copa Cláudio Braga, Tetracampeão do Torneio Início, Campeão Brasileiro (no Campeonato Brasileiro de Seleções de 2023, representando o RS na seleção gaúcha de vôlei) e Vice-Campeão no Estadual Adulto em 2023.

 

Em apenas 17 anos, o garoto já acumulou boas experiências no esporte.

Gabriela Provenzano: Uma decisão nada difícil

Para Gabriela, a decisão de escolher o vôlei foi fácil
Para Gabriela, a decisão de escolher o vôlei foi fácil

Falando em experiência, a técnica de vôlei do Grêmio Náutico União, Gabriela Provenzano João de Deus, tem de sobra. Na sua trajetória no Clube, que iniciou em 2007, até chegar na função de técnica do Mirim Masculino e do Infanto Feminino, a decisão não foi difícil.

 

“Venho de uma família de esportistas. O esporte sempre esteve presente na minha família. Meus irmãos e eu sempre jogamos vôlei desde pequenos. Fomos atletas do clube por anos! Como sempre gostei de atividade física, nada melhor do que me formar em Educação física, e como sempre joguei vôlei, a escolha foi fácil”, contou ela.

 

A principal inspiração de Gabriela é seu irmão Lukinha, que é jogador profissional de vôlei. “Ele é sempre focado e dedicado no que faz”, contou a técnica de vôlei. Como técnico, ela admira o Bernardinho. “Gosto da disciplina que ele mantém nos times, do jeito q ele cobra dos atletas, do estilo de liderança dele”.

 

Gabriela conta que se identifica com o técnico em alguns aspectos: na disciplina nos treinos e na vontade de vencer, sem se dar conta que já é uma vitoriosa em sua trajetória no Clube.

 

O Grêmio Náutico União deseja a vocês e a todos os demais atletas e entusiastas do vôlei um dia feliz e muito sucesso!

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.