
Entrega de Brasões celebrou grandes marcos da história da Esgrima no GNU
Cerimônia realizada na Sala D’Armas marcou 30 anos do sistema de brasões no Clube e reuniu atletas, familiares e autoridades
02 de julho de 2025
A noite desta terça-feira, 1º de julho, foi especial para a esgrima do Grêmio Náutico União. Em cerimônia realizada na Sala D’Armas da Sede Moinhos de Vento, o departamento celebrou a entrega dos brasões aos alunos que concluíram as provas do primeiro semestre. O evento também marcou os 30 anos do sistema de brasões da modalidade, além de destacar os 10 anos da atual Sala D’Armas e os 70 anos de história da esgrima no GNU.
Estiveram presentes no evento o Presidente do Clube, Ricardo Alves; o Diretor da Esgrima, Marcelo Corsetti; o Gerente de Esportes, Joel Prates; o Coordenador da modalidade e treinador, Alexandre Teixeira; os técnicos Eduardo Nunes e Emerson Correia; além de atletas e familiares que acompanham a trajetória da modalidade no União.
A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo especial, apresentado por Alexandre Teixeira, que relembrou desde o momento da implementação do sistema de brasões, em 1995, até as turmas que passaram pelas avaliações ao longo dos anos. O conteúdo apresentou como foi estruturado o modelo, inspirado no sistema francês, e que passou a dividir o ensino da esgrima em nove níveis, compostos por avaliações teóricas e práticas.
O sistema de brasões foi desenvolvido por Alexandre Teixeira e Emerson Correia, inspirado no modelo francês. A proposta nasceu durante a especialização de Teixeira como mestre de armas e buscou criar um método que valorizasse o desenvolvimento técnico dos alunos além da competição. Desde então, o modelo se consolidou como uma ferramenta importante para o crescimento da modalidade no Clube. “Em 1995, tínhamos 15 alunos. Em 2000, por exemplo, já havíamos passado de 100. Muita gente segue praticando esgrima mesmo sem competir, porque o sistema de níveis oferece outros objetivos e estimula a permanência no esporte”, contou Alexandre.
Atualmente, mais de 1.960 provas do primeiro nível já foram realizadas, demonstrando o alcance deste sistema. Um dos exemplos emocionantes destacados durante a noite foi a participação do atleta João Souza, presente na primeira entrega em 1995 e, recentemente, entregando o brasão ao próprio filho. O sistema também já foi reconhecido pelo Comitê Brasileiro de Clubes com um prêmio por sua relevância educativa e esportiva.
Os nove níveis do sistema são: Branco Borda Amarela, Branco Borda Verde, Branco Borda Azul, Amarelo, Amarelo Borda Verde, Verde, Verde Borda Azul, Azul e Preto. Cada etapa exige avaliações teóricas e práticas, de acordo com o conteúdo aprendido e o desenvolvimento técnico dos alunos.
Após o vídeo, o Diretor Marcelo Corsetti entregou uma homenagem especial a Rosele Sanchotene, pelo empenho e dedicação na divulgação da esgrima ao longo dos anos. O Presidente Ricardo Alves também foi homenageado com uma placa de agradecimento, em nome de todos os presidentes que passaram pelo Clube durante a trajetória da esgrima unionista. Em sua fala, Ricardo destacou os resultados conquistados pela modalidade, a atuação da equipe técnica e a importância da participação olímpica e paralímpica dos atletas. Ele também parabenizou os alunos que receberam os brasões e reforçou o papel das famílias na formação esportiva.
Confira os alunos que receberam os brasões:
Branco Borda Amarela – Florete
Anthony Miguel Bueno Leites
Antônio Menin Wizer
Antônio Bogoni Vaz
Felipe Guimarães Faccini
Bento Tedesco Manica
Cecília Agostini Fragoso
Leon Osório Lemes da Silva
Cesar Augusto Schulzbacher
Mariana da Silva Meine Morais
Guilherme Bordin Fleck
Ricardo Salau Cezar
Henri Monteiro D’Ávila
João Agostini Stys
Branco Borda Verde – Florete
Valentina Elisa Franciulli Ferreira
Branco Borda Azul – Espada
Jonathan Davi de Abreu Meireles
Leonardo Souto Burkle
Mariana da Silva Meine Morais
Lucas Misturini Rossi
Maria Clara Antunes Leite
Pedro Henrique de Sá Maciel da Silva
Vitor de Oliveira Neves
Amarelo – Florete
Vicente Fischer Ferreira Coelho
Amarelo – Espada
Pedro Rodrigues Pereira Dias
Rafael Humann Petry
João Vitor Mânica Severo Hoffmann
Renan Souza Soares
Valentina Machado Castro
Branco Borda Verde – Sabre
Henrique Irace Gonzalez
Branco Borda Azul – Sabre
Tomás Dias Douglas
Marina Viegas Caterina
Amarelo Borda Verde – Sabre
Claudia Peixoto de Moura
Juan Cristian Carvalho Fayos
Ignacio Beltran Frohlich
Tatiano Pianezzola
Abaixo, confira algumas das fotos do evento:
Texto: William Dias
Fotos: Bruno Fraga
As equipes esportivas do clube são contempladas com os recursos provenientes do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), por meio dos Eixos Materiais e Equipamentos Esportivos (Ato Convocatório nº 12), Recursos Humanos (Ato Convocatório nº 11) e custeio de passagens aéreas para participação em Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI’s (Ato Convocatório nº 13).