Formatura da 45ª turma do Curso de Novos Cooks é marcada por grande público em noite de sucesso
Evento teve a presença de quinhentas pessoas
10 de novembro de 2025
A noite do dia 7 de novembro foi especial para os 32 confrades que se formaram no Curso de Novos da Confraria União Cooks, no Salão de Festas União. Assim também foi para seus familiares, convidados, patrocinadores, associados e Diretoria do Clube, totalizando quinhentas pessoas, que compareceram em peso ao evento.
Foram servidos 12 pratos diferentes. Cerca de 10 deles preparados com todo o cuidado pelos formandos, assim como 2 deles feitos por confrades já formados. Confira os pratos degustados durante essa noite maravilhosa:
COZINHA 1 - Bacalhau com nhoque de pistache e molho de nata
COZINHA 2 - Cordeiro provençal ao aligot de aipim e pesto de hortelã
COZINHA 3 - Camarão sobre purê de espinafre com redução de bergamota
COZINHA 4 - Salmão ao molho de limão com legumes salteados
COZINHA 5 - Filé ao molho de frutas vermelhas
COZINHA 6 - Filet de pescada amarela em croûte de pistache e especiarias verdes
COZINHA 7 - Carré de cordeiro em cama de purê de batata ao molho de vinho
COZINHA 8 - Filet de porc sauce à la goyave
COZINHA 9 - Camarão, cuscuz marroquino com molho de tamarindo
COZINHA 10 - Filé a Champs Élysées
COZINHA 11 - Pato confitado em cama de polenta cremosa e champignons
COZINHA 12 - Camarões crocantes
Veja a lista dos formandos dos Novos Cooks de 2025:
1. Alexandre Motta Allende
2. Allan Pádua dos Santos
3. Arthur Amaral Bitencourt
4. César Bottega
5. Eduardo Chaves Barcellos Ruschel
6. Eduardo Poester Fetter
7. Egidio Picetti
8. Eriberto Fardo
9. Fernando Dornelles dos Santos
10. Fernando Ferreira Pereira
11. Gabriel Rubbo Gonçalves
12. Giorgio Adriano Paskulin
13. Giovani Andreoli Rostirolla
14. Hamilton Jesus Vieira Pereira
15. João Antônio Amaral Branchi Fardo
16. João Henrique Espírito de Oliveira Poli
17. José Frederich Fachin Júnior
18. Leandro Pinheiro Nunes de Souza
19. Leonardo Santamaria Pilati
20. Manoel Augusto Borges Bitencourt
21. Márcio Floriano Júnior
22. Maurício de Oliveira Cristalb
23. Paulo Eduardo de Oliveira Berni
24. Paulo Ricardo Missiaggia
25. Renato Alves Fortes
26. Roberto Dias Schellenberger
27. Roberto Vicente Janczura
28. Rodrigo Antonini Ribeiro
29. Rodrigo Dallegrave Correa da Silva
30. Rodrigo da Cunha Pegoraro
31. Rodrigo Leivas Lindenmeyer
32. Vicente D’Ávila Brandão e Silva
Diretor da Confraria União Cooks, Antônio Ben, discursou sobre o sucesso da Escola de Gastronomia do GNU
Logo após o jantar, iniciou-se o cerimonial com o Diretor da Confraria União Cooks, Antônio Ben, introduzindo os discursos. Ele elogiou o jantar e agradeceu aos formandos por confiarem na diretoria do União Cooks e por fazerem parte da história da confraria.
“O sucesso dela e da nossa Escola de Gastronomia se reflete no número crescente de pessoas interessadas em participar dos nossos cursos e eventos. Já temos uma nova turma formada para o próximo ano e vários inscritos em lista de espera - um sinal claro de que estamos no caminho certo”.
Antes de encerrar, agradeceu ao presidente do Clube, Ricardo Alves, e ao Vice-Presidente Cívico-Cultural, Guilherme Castro – que foi padrinho da cozinha de n° 6 do evento - pelo apoio, entusiasmo e confiança permanentes. Por fim, saudou os patrocinadores do evento e do Cooks, respectivamente: a vinícola Salton e a rede de supermercados Asun. “Muito obrigado pela parceria e pela confiança no nosso projeto”.
Presidente do GNU, Ricardo Alves, Ricardo Alves, diz que este foi o ano de maior participação do União Cooks e do União D’Elas nos eventos
Posteriormente, foi a vez do presidente do GNU, Ricardo Alves, tomar a palavra. Ele parabenizou o Vice-Presidente Cívico-Cultural, Guilherme Castro, e os diretores do União Cooks, Antônio Ben e Juarez Corte pelo evento. Ele afirmou que este ano foi o que as confrarias de gastronomia do Clube – o União D’Elas e os Cooks – mais participaram de eventos dentro do GNU, o que deixou ele muito feliz, por ter sido uma das propostas feitas por ele em sua gestão.
Em seguida, agradeceu a presença de todos os convidados e associados. “A casa estava muito bonita, e o jantar, excelente”. Na sequência, dirigiu-se aos formandos, dizendo que, se quisessem, participariam de muitos eventos do Clube. “Vocês estão agora passando por uma nova etapa”.
Coordenadores do Curso de Novos do Cooks falaram sobre a estrutura das aulas
Os coordenadores do Curso de Novos do União Cooks, Cristopher Roessler e Paulo Obregon, concederam entrevista exclusiva ao GNU. Segundo eles, o curso foi muito especial, porque marca os 30 anos da confraria. “Buscamos trazer outros pratos que há algum tempo já não estavam no cronograma, como a feijoada, que o pessoal gostou muito! “, afirmou Cristopher.
Paulo acrescentou que aumentou o número de módulos de 15 para 17 e também a quantidade de chefs a darem aula no curso. “O pessoal gostou bastante, pois é um formato que traz mais experiência para todos. Ensinamos a fazer sobremesas, risoto, paellas e também cortes de carne, frutos do mar, massas italianas e molhos. Incluímos a aula de muqueca, e fechamos uma turma grande”.
Além disso, Paulo acrescentou que já estão na lista de espera cerca de 38 confrades para fazer o Curso Avançado de 2026.
Cristopher elogiou a turma e disse que estava sendo muito especial formar 32 alunos. “Esse grupo veio bem qualificado e com muita vontade de cozinhar, elém de apresentarem ousadia para isso. Então, foi gratificante compartilhar esses momentos com eles”.
Alunos acharam o curso fantástico e também uma das melhores atividades para se fazer no Clube
O associado do GNU e formando, Egídio Picetti, achou o curso fantástico. “Foram momentos únicos na vida de muitas pessoas, principalmente para mim. Eu adoro gastronomia e me descobri aqui com pessoas maravilhosas, que cozinham muito bem e também super queridas e amigas. É um espaço onde a gente pode trocar ideias e experiências”.
Ele contou que escolheu o Curso do GNU porque se ouve falar dele pela cidade inteira de pessoas que já o fizeram, adoraram ou gostaram. “Tanto é que pretendo fazer o Curso Avançado. Gostei de todos os pratos. Tive professoras e professores fantásticos. Em cada aula a gente aprende uma coisa diferente e leva para a vida de uma forma muito legal, podendo replicar esses pratos nos finais de semana junto com a família e com os amigos.
Outro associado do GNU e formando, Rodrigo Dallegrave, disse que achou o curso espetacular. “É uma das melhores experiências que podemos experimentar aqui no nosso Clube. Conhecer novas pessoas, criar relacionamentos que nem imaginávamos e com pessoas diferentes”.
Rodrigo acrescentou ainda que veio com a ideia de que sabia fazer alguma coisa na cozinha. Porém, observou que existem técnicas e fundamentos essenciais para poder ter um bom desempenho na gastronomia. “A experiência do União Cooks aqui nos Novos foi espetacular nesse sentido. Vemos que temos muito a aprender, e a oportunidade que o União nos dá de ter esse espaço, de ter essa oportunidade, é maravilhosa”.
Por ter origem italiana, Rodrigo contou que gostou muito do chef Alexandre Baggio, que ensinou sobre gastronomia italiana e de massas frescas. “Para mim foi revelador no sentido de técnica, de proporções, de saber realmente fazer uma massa, do que que uma massa é feita, e isso pra mim foi um aprendizado muito grande, sem esquecer do chef Felipe de Sica".
Estiveram presentes no evento também o Vice-Presidente e Vice-Presidente Administrativo do GNU, José Luiz Barcellos de Castro e esposa Sirlei Toniolo; o Vice-Presidente Cívico-Cultural, Guilherme Alves Castro e esposa Lilian Alves Ackermann; a Vice-Presidente Social, Mariane Bolzan e o Diretor Social, Vidal Pedro Dias Abreu; o Assessor da Presidência de Projetos Especiais, Paulo José Kolberg Bing e esposa Claudia Scheer Bing; o Assessor da Presidência Jurídico, Newton Kalil e esposa Jane Oliveira; o Diretor da Sede Alto Petrópolis, Francisco Paulo Reinhardt da Cruz, o Diretor Adjunto da Confraria União Cooks, Juarez Ramos Corte e esposa Viviane Pellini Corte; a empresária da Salton, Nicole Salton e a Assessora de Relacionamento, Graziela Sperb, imprensa e convidados.
A 45ª formatura dos Novos Cooks foi patrocinada pela vinícola Salton, e a Confraria União Cooks é patrocinada pelos supermercados Asun.
Texto: Carine Bidone Lopes
Fotos: João Mattos