Ginastas do GNU conquistam quatro medalhas no Troféu Brasil de Ginástica Artística
Unionistas garantiram pódios nas finais por aparelhos da competição nacional adulta da modalidade, realizada em Natal
11 de maio de 2026
Os atletas do Grêmio Náutico União conquistaram quatro medalhas no Troféu Brasil Loterias Caixa de Ginástica Artística Adulto, disputado entre os dias 8 e 10 de maio, no Ginásio Nélio Dias, em Natal (RN). Reunindo alguns dos principais nomes da ginástica brasileira, a competição marcou o primeiro campeonato nacional adulto da modalidade em 2026 e contou com representantes de 13 clubes de seis estados do país.
Entre os destaques unionistas esteve Clara Stecca, medalhista de prata na final do salto feminino. A atleta somou 13.116 pontos, ficando atrás apenas de Larissa Machado, do Flamengo, que conquistou o ouro com 13.199 pontos. O bronze ficou com Nicole Campos, também do Flamengo, com nota 12.733.
No masculino, Juliano Oliva garantiu a medalha de prata nas argolas ao alcançar 13.033 pontos. O ouro da prova foi conquistado por Johnny Oshiro, da AGITH, com 13.166, enquanto Leonardo Souza, do Pinheiros, completou o pódio com 12.966 pontos.
Outro destaque unionista foi José Olímpio, o Deco, que ficou com a prata no salto masculino após registrar 13.500 pontos. Christian Dorneles, da SOGIPA, conquistou o ouro com 13.549, enquanto João Perdigão, do Pinheiros, ficou com o bronze ao somar 13.450.
Já Andreza Lima subiu ao pódio na trave feminina, conquistando a medalha de bronze com nota 13.166. A campeã da prova foi Flávia Saraiva, do Flamengo, com 13.433 pontos, seguida por Thaís Fidélis, do SESI-SP, com 13.233.
Na competição, o GNU também foi representado no feminino por Rafaela Oliva e Francine de Oliveira. No masculino, integraram a equipe unionista Luis Guilherme Porto e Derick Goulart. A delegação contou ainda com os técnicos Adriana Alves, Eliseu “Kiko” Burtet, Leonardo Finco e Danillo Reis, além da fisioterapeuta Angel Souza.
O Troféu Brasil também serviu como evento de observação para a formação das Seleções Brasileiras que disputarão o Campeonato Pan-Americano da modalidade, previsto para junho, no Rio de Janeiro.
As equipes esportivas do Grêmio Náutico União (GNU) são contempladas com os recursos provenientes do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), através dos Eixos Materiais e Equipamentos Esportivos (Ato Convocatório nº 12), Equipes Técnicas Multidisciplinares (Ato Convocatório nº 11) e custeio de passagens aéreas para participação em Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI’s (Ato Convocatório nº 13).
Fotos: Adriano Bissoli/CBG