Login
GNU cede embarcações para resgatar populações ilhadas em Porto Alegre

GNU cede embarcações para resgatar populações ilhadas em Porto Alegre

03 de maio de 2024

Funcionários do GNU envolvidos nos resgates
Funcionários do GNU envolvidos nos resgates

Atualizado às 17h20

 

O clube Grêmio Náutico União (GNU) atendeu, prontamente, nesta quinta (02/05) e sexta-feira (03/05), ao pedido do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, para auxiliar nos resgates das populações em apuros pelas enchentes da cidade. Junto à Defesa Civil e à Brigada Militar, o GNU cedeu embarcações para ajudar os envolvidos e, desde ontem, já foram salvas mais de 500 pessoas e alguns utensílios e pertences dos atingidos. As pessoas resgatadas estão sendo levadas até a orla do continente, na altura da Usina do Gasômetro, onde são recebidas e acolhidas por funcionários e voluntários da prefeitura de Porto Alegre. 

 

Estão na operação de resgate as Ilhas e margens de Porto Alegre os seguintes funcionários: Claudio Viana, Milton Jung, Ronaldo Ramos, Daniel Rolim, João Reis, Rodrigo dos Reis, Rodrigo Matos e Adriano Vilanova, segundo o Subgerente Operacional da Sede da Ilha do Pavão, Ralf Gutschwager, que também está trabalhando nos resgates. "Neste momento não há como descrever o sofrimento e as dificuldades que estamos enfrentando. Muito desespero e tristeza. Estamos agindo como seres humanos. A vida é o bem maior para cada pessoa que conseguimos resgatar", disse Gutschwager.

 

“Nós sempre estamos ajudando as populações carentes. E, agora, neste momento de crise, não poderíamos ficar de fora. Estamos cumprindo nossa missão”, afirmou o presidente do clube GNU, Paulo José Kolberg Bing.

 

Lembrando que o União está com a campanha “SOS Rio Grande do Sul” para ajudar as vítimas das cheias em decorrência das fortes chuvas que atingem do Rio Grande do Sul. O governo gaúcho decretou situação de calamidade pública em decorrência da chuva e das enchentes que atingem o Estado nos últimos dias. É muito fácil ajudar: você pode doar qualquer valor para a chave pix doacao@gnu.com.br. Ou, se preferir, pode deixar alimentos não perecíveis, roupas e sapatos (em bom estado de conservação) e itens de higiene pessoal nas caixas do Grupo União Voluntários, que sempre ficam nas portarias das Sedes do Clube.

 

O União tem histórico quando se trata de ajudar a população atingida por desastres climáticos

GNU também está acolhendo funcionários atingidos pelas enchentes

Antes que as entradas e saídas de Porto Alegre fossem fechadas na manhã de hoje (03/05) para evitar o trânsito de pessoas e possíveis acidentes com as enchentes, o Clube GNU liberou os funcionários que moram na região metropolitana e os da cidade que estivessem necessitando voltar para suas casas.

 

Além disso, o setor União Voluntários, que arrecada doações para populações carentes e em situação de calamidade, está direcionando itens e roupas para os funcionários atingidos. O clube está acolhendo funcionários nas dependências da sede Moinhos de Vento e na sede União Petrópole e ficarão o tempo que for necessário, conforme o  Gerente Geral do GNU, Silvio Moisés da Silveira.

 

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.