Login
Grêmio Náutico União: SOS RS juntos somos mais fortes

Grêmio Náutico União: SOS RS juntos somos mais fortes

10 de maio de 2024

Tudo começou na quinta-feira (02/05), quando o clube atendeu, prontamente, ao pedido do vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, para auxiliar nos resgates das populações em apuros pelas enchentes da cidade, que primeiro atingiu a região das ilhas. Junto à Defesa Civil e à Brigada Militar, o GNU cedeu suas embarcações que, nos dois primeiros dias, ajudaram a salvar mais de 500 pessoas. Envolvidos nos resgates estiveram não apenas autoridades, mas também colaboradores voluntários do GNU. 

 

Posterior a isso, o GNU organizou-se para abrir suas sedes e receber os desabrigados. Até o momento, o GNU abriga em seus ginásios cerca de 300 pessoas que ficarão o tempo que for necessário, conforme o Gerente Geral do União, Silvio Moisés da Silveira. 

 

Nesse sentido, o Clube tem sido incansável em suas iniciativas, indo além dos próprios recursos de estrutura e logística, para atender a necessidade que atualmente estamos vivenciando. Por isso, nesta matéria, destacaremos as principais ações que o GNU está comprometido desde o começo desta tragédia que assola não apenas Porto Alegre, mas grande parte do Rio Grande do Sul.

 

Sede Moinhos de Vento e União Petrópole - em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e Defesa civil, as sedes abrigam em torno de 300 pessoas atingidas pelas enchentes e cerca de 35 animais.

 

Funcionários, atletas, associados e especialistas se voluntariaram desde a manhã de sábado (04/05) para abrigar, alimentar, receber doações, organizar todas as doações e ainda distribuir os produtos conforme os pedidos da Defesa Civil. Além disso, as crianças abrigadas tiveram trabalho de recreação, cuidados médicos e de higiene no local.

 

Alto Petrópolis - com um trabalho do grupo União Voluntários, que havia iniciado recentemente uma campanha de arrecadação de cestas básicas, iniciou-se imediatamente uma nova ação para conseguirmos doações. Prontamente, o grupo se mobilizou para receber as novas doações, separar e distribuir todos os tipos de itens recebidos, trabalho esse que segue sendo realizado diariamente.

 

Todas as sedes estão mobilizadas a receber doações. No entanto, apenas a sede Moinhos de Vento possui equipe da Prefeitura e da Defesa Civil realizando atendimento de pessoas que buscam doações para si. Importante reforçar que o GNU recebe as doações e as direciona aos órgãos acima mencionados, que são responsáveis pelo cadastro e distribuição das doações.

 

União Cooks e União D’Elas - a Confraria União Cooks e o grupo União D’Elas, juntamente com o economato MS Gastronomia que possui restaurantes nas sedes do clube e a SP produções, foram responsáveis pelas marmitas dos abrigos internos e fornecimento para outros abrigos de Porto Alegre, utilizando as cozinhas do Clube para a produção.

 

União Voluntários - desde o começo da ação, tem recebido doações e, com a ajuda de voluntários, fazendo a separação dos itens e direcionando para os desabrigados e funcionários atingidos. 

 

RH - as crianças abrigadas estão participando de atividades lúdicas, proporcionando um ambiente mais leve enquanto não podem voltar para suas casas. Psicólogos do departamento, junto com outros voluntários, criaram oficinas de pintura e desenho, além de oferecerem ajuda a todos os colaboradores do clube. O grupo de WhatsApp Comunica GNU e Feedz traz informações de iniciativas que possam auxiliar neste momento, além de abono nas faltas dos colaboradores durante este período.

 

Para apoiar nossos colaboradores afetados diretamente pelas enchentes, estamos disponibilizando um PIX para doações (doacoesfun@gnu.com.br), adiantamento do 13º salário, suporte psicológico, acolhimento e abrigo para eles e suas famílias, além de doações de roupas e mantimentos. Da mesma forma, nossos atletas e seus familiares que necessitarem de acolhimento, abrigo, roupas e mantimentos também estão sendo assistidos.

 

A partir do mês de junho, serviços como escolas esportivas e eventos do clube serão mantidos e retomados, a fim de aquecer a economia local e continuar oferecendo suporte à nossa comunidade

 

SOS Rio Grande do Sul - logo que foi declarada a situação como de emergência, começamos a campanha de arrecadação, visando auxiliar no recomeço pós-tragédia dos atingidos das enchentes. A destinação das doações será publicada em breve.

 

Vacinação - Nesta quinta-feira (09/05), foi realizada a vacinação para gripe para todos os abrigados.

 

Drive Thru das DEBUT – as debutantes 2024 do Clube realizaram uma grande ação para auxiliar os desabrigados. No dia 11/5, elas se mobilizaram na Sede Alto Petrópolis, recebendo doações das 10h às 18h.

Importante dizer que parte dos funcionários do clube foi afetada, seja porque também perdeu tudo, seja porque estava impedida de trabalhar pelos bloqueios ao acesso a Porto Alegre. No entanto, os colaboradores que estão aqui conosco não mediram esforços, contribuindo além das suas funções, também como voluntários em prol dos desabrigados.

 

Prestação de Contas GNU na Campanha SOS RGS - Dia após dia, as contribuições recebidas foram cuidadosamente registradas e destinadas diretamente aos necessitados que estavam abrigados no ginásio da sede Moinhos de Vento. O dinheiro foi investido para garantir que todas as necessidades básicas fossem atendidas de forma imediata e eficiente. Além disso, parte dos recursos foi direcionada para a infraestrutura temporária, como a melhoria das condições do alojamento.

 

Além da falta de colaboradores, também passamos por racionamento de água e energia elétrica. Por esse motivo, alguns serviços das sedes tiveram seus horários reduzidos ou cancelados. Mas para mantermos as sedes em funcionamento para continuarmos atendendo os abrigados e também para podermos atender algumas necessidades de nossos associados, conseguimos doação de diesel para geradores e caminhão pipa de água potável.

 

Gostaríamos de dizer que, antes de sermos um estabelecimento, somos humanos, e sentimos a dor do outro. Agradecemos aos associados envolvidos na causa, que de todas as formas vêm contribuindo, ou por doações, ou por voluntariado. Continuaremos contando com a sua ajuda e torcendo para que logo tudo isso passe para que possamos recomeçar e retomar nossas vidas.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.