Login
Judô do GNU recebe o Comitê Olímpico do Paraguai para treinamento

Judô do GNU recebe o Comitê Olímpico do Paraguai para treinamento

17 de junho de 2022

O Grêmio Náutico União (GNU) recebeu o Comitê Olímpico do Paraguai para duas semanas de treinamento intensivo. Os atletas Paraguaios tiveram acesso à estrutura do Clube e participaram de um Desafio interno na quinta-feira, 16. Os atletas do GNU enfrentaram os atletas do Paraguai em clima competitivo e de confraternização. O Diretor de Departamento do Judô César Cação esteve presente durante todo o evento e gostou do nível dos atletas que disputaram as lutas. Segundo ele, o fato do time do Paraguai ter escolhido o Clube para o período de treinamento demonstra o crescimento do Judô do GNU nos últimos anos.

 

"Quando um país estrangeiro escolhe o Rio Grande do Sul é porque tem clubes fortes. E quando escolhe o Grêmio Náutico União isso demonstra que nós crescemos e estamos aparecendo para o mundo. Hoje o União tem uma das principais categorias de base do Brasil. Então é por isso que fomos escolhidos e o importante é este reconhecimento", disse Cação à reportagem do GNU.

 

Hoje o GNU é referência no Judô à nível nacional. Na Seletiva Nacional, que reúne os melhores atletas do Brasil nas categorias sub-18 e sub-21, o União foi campeão por equipe no masculino. Foram dois campões: o Henrique Gusmão, no ligeiro, e o Vitor Fagundes, no pesado. A nossa equipe se sagrou a melhor equipe do país sub-21 masculino. Logo em seguida, aconteceu o Meeting de Judô que reúne os 8 melhores atletas de cada categoria. No Sub-18 o GNU ficou em primeiro lugar. "Feitos que nós alcançamos graças ao trabalho em um patamar de excelência. Eu acredito que em virtude do nosso empenho, trabalho e dedicação que a gente ta alcançando estes feitos", completou o Sensei Rafael.

 

O headcoach do comitê Olimpico Paraguaio e da Federação Paraguaia de Judô Gabriel Vicentini escolheu o GNU por conta do nível do Judô na categoria Cadete e Júnior, que é referência no Brasil. A semana em Porto Alegre, segundo ele, foi desafiadora para os atletas e trouxe benefícios para todos.

 

"Esta semana de treinamento está sendo muito proveitosa. A gente tem uma equipe muito jovem no Paraguai, que se propôs a intensificar o volume de treinamento há pouco mais de três anos, mas infelizmente a gente não tem a quantidade de material humano que o Clube dispõe. Então a gente fez este contato com o Rafael (Garcia), e ele está disponibilizando para gente uma troca de experiência e vivência que a gente não tem no dia-a-dia no Paraguai. Por ser uma equipe muito jovem, a gente sabe que o GNU é referência a nível nacional nas categorias Cadete e Júnior, então foi uma decisão muito acertada, porque está sendo bem válido", disse Vicentini.

 

"O Paraguai veio fazer a preparação de competições importantes. Fiquei feliz por terem escolhido o Rio Grande do Sul, o Grêmio Náutico União, que, segundo treinador deles, tem um Judô aguerrido. Para os nossos atletas é muito importante ter esta vivência, são atletas de Seleção. Isso é um reconhecimento, ele poderia ter escolhido qualquer outro lugar do Brasil, mas ele optou por estar aqui no GNU em virtude do bom desempenho da nossa equipe", disse o sensei Rafael Garcia, do Grêmio Náutico União.  

 

O Desafio de quinta-feira foi entre o GNU e a Selação do Paraguai. O GNU procurou ao máximo ter uma estrutra de caráter competitivo, por isso, o Desafio teve a presença de dois árbitros da Federação Gaúcha de Judô e placares eletrônicos, ou seja, houve um esforço para trazer o máximo possível da realidade do Judô. "Foram ótimos combates, vencemos alguns, fomos superados em outros. Procuramos colocar a nossa gurizada mais nova para lutar também, ganhar experiência nas lutas. Apesar de ter um carater amistoso, nenhum judoca gosta de perder. Serviu de preparação para os próximos eventos". completou o sensei Rafael.

 

Atletas do Paraguai que treinaram no GNU:

Mateo Ortiz - 60kg Junior
Marcelo Vicentini - 66kg Junior
Angel Gini - 90kg Senior
Ashlieng Talavera - 48kg Cadete 
Gabriela Narvaez - 48kg Senior
Paloma Narvaez - 52kg Junior

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.