Login
Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU

Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU

01 de julho de 2022

Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU
Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU

Luiza Maciel é a letígima Unionista de carteirinha. A história dela se confunde com parte da história do Grêmio Náutico União (GNU). Hoje ela é treinadora da equipe de natação infantil e de alto rendimento do Clube, mas começou no esporte com apenas 3 anos. Com o passar dos anos, a paixão pela natação foi aumentando, e a pequena nadadora se transformou em atleta e alto rendimento. Luiza viveu na pele a dificuldade de ser atleta antes e depois do incentivo do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Com a evolução no Esporte, a atleta Luiza passou por momentos de dificuldade, sacrifício e satistação ao longo da carreira.

 

"Comecei a nadar com 3 anos, então eu sou formada pelo Clube. Fui passando os níveis até chegar na pré-equipe. Daí, entrei na equipe competitiva e agora estou do outro lado da borda. Comecei e terminei minha carreira de atleta aqui e depois voltei como profissional de educação física. São 27 anos de Clube e 30 de vida", conta Luiza, que treina a equipe de alto rendimento junto ao treinador Kiko Klaser.

 

Ela também treina a equipe infantil do GNU, com jovens adolescentes de 13 a 14 anos que já participam de Campeonatos Nacionais, Internacionais e podem integrar as seleções brasileiras de base. Foi com essa idade que Luiza precisou decidir se queria ser uma atleta de alto rendimento.

"Porque é nesta idade que a gente abre mão de festa, cinema com os colegas depois do colégio, de fazer trabalho de tarde com os amigos em casa. Eu lembro que eu sempre dizia ’não posso, tenho treino’. Então foi nessa idade que me deu aquele ’bum’ e decidi ser realmente atleta e me especializar nisso"

Luiza Maciel

Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU
Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU

A unionista não esconde o amor que sente pelo União. Além de ter defendido as cores do GNU por muitos anos como atleta, Luiza sente uma ligação profunda com os funcionários: "Eu sou mais União do que qualquer outro time ou equipe, porque realmente eu tenho uma ligação muito forte com o clube. Eu cresci aqui, eu conheço os funcionários pelos nomes. Tenho histórias com cada um deles e isso marca", disse.

 

Hoje, Luiza é formada em Educação Física e Fisioterapia. Atuou nas piscinas como atleta até os 21 anos e decidiu parar de nadar depois de lesões no ombro que dificultaram o dia-a-dia puxado de treinamentos. Luiza Maciel conquistou o 3° lugar no Troféu Brasil em 2008, foi campeã e recordista brasileira e também compôs a Seleção Brasileira de Maratonas e Piscina.

 

Com a entrada do incentivo da CBC, Luiza sentiu que o esporte estava ficando mais democrático. A partir do momento em que os custos com passagens aéreas eram processos garantidos para os jovens atletas, a linha de corte ficou mais branda. Os atletas puderam se desenvolver melhor e ganharam tempo para decidir entre a vida de atleta de alto rendimento ou não.

"Para o esporte e para natação faltam palavras para descrever a importância do CBC. Fomenta o esporte no Estado, no País, e aqui no Clube dá a possibilidade de mais atletas participarem de competições. A gente acaba não fazendo aquela seleção natural muito precoce e consegue deixar a seleção mais humanizada. Esse incentivo da CBC nos ajuda nisso, a fazer eles seguirem mais tempo junto com a gente. Aumenta a qualidade do trabalho. Só veio a acrescentar"

Luiza Maciel

Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU
Luiza Maciel: de atleta unionista a treinadora de promessas do GNU

Antes do CBC, os atletas precisavam arcar com os custos de competições e viagens, o que fazia com que os deslocamentos fossem mais desgastantes.  "Eram vinte, trinta horas de viagem de ônibus, as vezes mais. Era muito desgastante", conta Luiza. Com o tempo de viagem reduzido, os atletas ganham tempo para treinamento, concentração e qualidade de vida.

 

O que é o CBC e como ele funciona?

 

O CBC é uma descentralização de recursos provenientes das loterias que tem como base A Lei 9.615 de 24 de março de 1998, mais conhecida como Lei Pelé, e também a Lei 13756/18. Assim, houve uma descentralização dos recursos que antes eram disponibilizados para esportes Olimpico e Paralímpico. Hoje o CBC recebe 0,46% dos recursos de loterias de prognósticos. Os recursos são disponibilizados aos clubes que são filiados ao Comitê. O Grêmio Náutico União é um dos 166 filiados e ocupa a 6ª colocação entre os clubes com maior número de medalhas em competição normais de formação de atletas.

 

Os recursos são distribuídos através de editais de chamamento do CBC, onde as entidades filiadas apresentam projetos que atendam o objeto do edital. Estes são avaliados, classificados e aprovados pelo Colegiado de Direção. "Nós, como Clube, elaboramos o projeto dentro das normativas e necessidades que o CBC disponibiliza, e este projeto vai para analise e avaliação do CBC, primeiramente através da análise técnica e posteriormente do Colegiado de Direção, que avalia, classifica e aprova todos os  projetos apresentados pelos clubes.

 

No momento que é aprovado, o Clube executa o projeto dentro dos princípios da administração pública Federal e toda Regulamentação de Execução do CBC.

 

 Os projetos são executados dentro da política esportiva do CBC, por meio de seu Programa de Formação de Atletas, que tem como  objetivo  3 eixos de atuação:  viabilização de equipe técnica e multidisciplinar (RH); participação nos CBI’s (Campeonatos Brasileiros Interclubes), através de benefícios de passagens aéreas e aquisição de materias e equipamentos esportivos (uniformes, piso dos dois  ginásios de esportes da sede  MV, equipamentos para academia dos atletas, pier flutuante do remo, bolas, rede, equipamentos específicos para as diversas modalidades, etc).

 

De 2013 até hoje, o GNU recebeu quase R$ 21 milhões junto ao CBC, verba esta totalmente direcionada para a formação de atletas. Esta relação de parceria junto ao CBC, se deu ao fato do Clube atentar-se na busca de investimento para o esporte olímpico e paralímpico,  fomentando o incentivo nas áreas esportivas sem onerar internamente o clube, e em especial elevar o nome do GNU  no cenário esportivo brasileiro.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.