Misa Criolla trouxe alento ao público após período de enchentes no RS
01 de novembro de 2024
E a Misa Criolla, nesta quinta-feira (31), cumpriu o seu propósito: trazer alento às cerca de 200 pessoas que estiveram presentes e ouviram as canções, após o período de enchentes que assolou e abalou o estado do Rio Grande do Sul.
Os três corais presentes regidos pelo maestro João Araújo: o Grêmio Náutico União, a APCEF/RS e o Coral da Santa Casa entoaram cânticos em espanhol, gauchescos e músicas tradicionais do estado. Por sua vez, a Orquestra Típica dos Pampas acompanhou lindamente o coro e o grande solista, o tenor Eduardo Bighelini.
Gaúcho de Porto Alegre, Bighelini realizou diversos cursos de aperfeiçoamento com renomados professores, inclusive com o cantor Luciano Pavarotti. Conquistou alguns prêmios ao longo de sua trajetória, dentre eles: Melhor intérprete no Concurso Internacional OSCAR DELLA MÚSICA ITALIANA (2002), além de realizar o Natal Luz de Gramado e de Erechim/RS, entre outros.
Confira o que você perdeu, o repertório do espetáculo!
1.Misa Criolla
2.Bullerengue
3.Vento Negro
4.Felicidade
5.Horizontes
6.Esquilador
7.Veterano
8.POA é demais
9.Hino RS
O público elogiou o espetáculo. Jussara Freire, ex-integrante do coral do União e que assistiu à apresentação, afirmou que achou magnífica a ideia de refazer esse evento. “É muito importante que se traga o coral para as pessoas assistirem, com esse grupo lindo de músicas. Então, eu acho que a União fechou com ‘chave de ouro’ este ano cultural”.
Já Mirian Tereza Maccarini, que também esteve presente no evento como espectadora, deu os parabéns ao Clube. “Esses momentos mostrando a nossa cultura, a música, a integração desses corais são maravilhosos. E tudo que está relacionado à música é sempre um evento lindo e que vale a pena”.
O Coordenador do Coral, Norberto Gorziza, afirmou que a apresentação foi resultado de diversos ensaios durante o ano, que mais que duplicaram durante os últimos meses. “Ela foi a cereja do bolo. Já havíamos feito a Misa Criolla e com grande sucesso”.
A Misa Criolla foi composta por um argentino chamado Ariel Ramírez. A obra foi composta e gravada em 1964, e lançada como álbum em 1965. “Normalmente, como fazemos um coro à capela (sem instrumentos), resolvemos contratar músicos e orquestra para maior amplitude, brilho e corpo no coro. Até porque nosso coral do GNU não tem muitos integrantes, cerca de 23.
Ao todo, os corais juntos somaram cerca de 60 pessoas.
A apresentação da Misa Criolla, nesta quinta-feira, foi um abraço em forma de música para todos que buscavam alívio e esperança após as enchentes no Rio Grande do Sul. A harmonia entre os músicos presentes trouxe um espetáculo inesquecível. Foi um momento de comunhão, no qual cada voz e instrumento, afinados pela dedicação de meses, acalentaram e elevaram os corações gaúchos.
Confira todas as fotos do evento aqui.
Texto: Carine Bidone Lopes
Fotos: João Mattos