Login
Museu conta a história dos 118 anos do União

Museu conta a história dos 118 anos do União

28 de março de 2024

Para iniciar as comemorações aos 118 anos do Grêmio Náutico União, o Museu do Clube lançou a exposição "O Olhar Volta-se às Raízes: do Ruderverein Freundschaft ao Grêmio Náutico União - 118 anos de História". A homenagem ainda celebra o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

 

A mostra conta a história do Clube, desde a fundação em 1º de abril de 1906 pelos garotos Carlos Arnt, Hugo Deppermann, Arno Deppermann, Hugo Berta, Arnaldo Bercht e Emílio Bercht, até os dias de hoje. Com peças selecionadas do acervo do Museu do Clube, como fotografias, flâmulas, medalhas, manuscritos e troféus, que contribuem para narrar a história do União.

 

O evento contou com a presença do vice-presidente e vice-presidente administrativo e financeiro, Alberto Koehler, do vice-presidente cívico-cultural, José Bonifácio Mendes Coutinho e do vice-presidente de esportes, Ricardo Rodrigues Alves. E para entrar no clima do bicentenário da imigração alemã o Coral do União apresentou algumas músicas cantadas em alemão.

 

Segundo o vice-presidente cívico-cultural, José Bonifácio Mendes Coutinho “O principal objetivo do Clube dos Guris era incentivar a prática dos esportes. E hoje depois de 118 anos o Grêmio Náutico União possui 4 sedes e mais de 30 mil associados e cerca de 450 colaboradores. Colocando-se como um dos maiores clubes da América Latina e terceiro maior do Brasil. Temos orgulho de sermos todos Unionistas”.

 

 “Esse acervo que está sendo construído pelo Museu é de estrema valia e muito importante das origens do nosso clube. É uma pequena amostra que está sendo apresentada e que muito nos orgulha todo esse trabalho que está sendo feito”, explicou o vice-presidente e vice-presidente administrativo e financeiro, Alberto Koehler.

 

Esta exposição especial estará em exibição de 27 de março a 17 de abril, no Hall da Diretoria, na Galeria das Artes. Uma oportunidade única para explorar peças preciosas do nosso acervo, como fotografias, flâmulas, medalhas, manuscritos e documentos históricos, que juntos contam a fascinante origem e evolução do Clube.

 

Venha se encantar com a nossa história!

 

Texto: Lílian Baptista

Fotos: João Mattos

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.