Torneio por equipes da esgrima em cadeira de rodas do florete foi destaque no terceiro dia nas Paralimpíadas
05 de setembro de 2024
Atletas do Grêmio Náutico União estiveram nas disputas entre as equipes das categorias masculino e feminino no Grand Palais.
O terceiro dia de disputas da esgrima em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 foi marcado pelos duelos por equipes no florete, realizados na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, no Grand Palais. Os atletas unionistas Mônica Santos, no feminino, e Vanderson Chaves e Kevin Damasceno, no masculino, integraram as equipes do Brasil que estiveram na competição.
Nas oitavas de final do florete feminino, a equipe brasileira composta pelas atletas Mônica Santos, Carminha Oliveira e Rayssa Veras, acabou sendo superada pela França, que avançou para a próxima fase após vencer o duelo por 45 a 29.
Já no masculino, o Brasil, que contava com os atletas Kevin Damasceno, Vanderson Chaves, Jovane Guissone e Lenilson de Oliveira, iniciou a disputa das oitavas de final do florete com uma vitória sobre os Estados Unidos pelo placar de 45 a 41, em um jogo marcado pelo equilíbrio entre as equipes. Entretanto, na fase de quartas de final, a equipe brasileira acabou sofrendo um revés para o time do Reino Unido, que fechou o confronto em 45 a 17, finalizando a participação dos atletas brasileiros na competição.
Nesta sexta-feira, 6 de setembro, a unionista Mônica Santos disputa a competição individual na espada. Já no sábado, 7 de setembro, Mônica, Vanderson e Kevin representam o Brasil na competição por equipes da espada. Abaixo, confira a programação:
Monica Santos | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
6 de setembro | 4h - Espada B individual feminino
7 de setembro | 5h - Espada feminino por equipes
Kevin Damasceno | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes
Vanderson Chaves | Esgrima em Cadeira de Rodas (horário de Brasília)
7 de setembro | 5h - Espada masculino por equipes
Os atletas da esgrima em cadeira de rodas e natação paralímpica do Grêmio Náutico União são contemplados com os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte através do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas I, que conta com os patrocinadores Ventos do Sul Energia, Banrisul, Grupo Iesa, Agrofel, Zaffari, Panvel e BRDE. A campanha paralímpica da esgrima também contou com os recursos via Pró-Esporte do Projeto GNU – Modalidades Paralímpicas 2023/2024, com patrocínio da Sulgás, e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Texto: William Dias
Foto: Lou Percival