Login
Treinamento da Santa Casa de Suporte Básico de Vida aconteceu neste sábado no GNU

Treinamento da Santa Casa de Suporte Básico de Vida aconteceu neste sábado no GNU

Minicurso ensinou aos associados como reconhecer e socorrer pessoas em casos de parada cardíaca e engasgo

17 de maio de 2025

Enfermeiros vieram acompanhados por alunos do curso técnico da Santa Casa
Enfermeiros vieram acompanhados por alunos do curso técnico da Santa Casa

Neste sábado (17/05), aconteceu um treinamento inédito para adultos associados do Grêmio Náutico União (GNU), no Salão Panorâmico da Sede Alto Petrópolis do Clube. O evento ocorreu em parceria com um dos maiores complexos hospitalares do Brasil, a Santa Casa, o qual foi um treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV). 

 

O SBV é um treinamento para leigos, voltado para emergências médicas, para tentar reverter paradas cardiorrespiratórias e engasgos. Ele ensina a reconhecer vítimas nessas situações e a realizar manobras de reanimação, como compressões torácicas, ventilações e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Os enfermeiros do Treinamento da Santa Casa, Nichollas, Samara e Thays
Os enfermeiros do Treinamento da Santa Casa, Nichollas, Samara e Thays

O treinamento foi liderado pela enfermeira e docente na Escola de Educação Profissional Santa Casa, Samara Meregalli, juntamente com outros 2 enfermeiros, Nichollas Costa e Thays Prudente. Também, acompanharam os profissionais diversos alunos da Escola Técnica do hospital.

 

Samara declarou no treinamento que a cada um minuto de parada cardiorrespiratória no qual a pessoa deixa de respirar e de ter batimentos cardíacos, ela perde 10% de função cerebral. “Isso quer dizer que em 10 minutos nessa condição, a chance de a pessoa vir a óbito é muito grande”.

 

Nichollas explicou que menos de 10% das pessoas que sofrem uma parada cardiorrespiratória e engasgos recebem atendimento por leigos.  “A ideia é que não só profissionais da saúde saibam atender e reconhecer esses casos. Isso vai melhorar a sobrevida da população. Também, em outros países como nos Estados Unidos e em alguns da Europa, esse tipo de informação é ensinado desde cedo às crianças nas escolas”.

Associadas elogiaram treinamento da Santa Casa

As associadas Clareni (à esq.) e Solange (à dir.) aprenderam na prática o SBV
As associadas Clareni (à esq.) e Solange (à dir.) aprenderam na prática o SBV

Os associados aproveitaram o minicurso e tiraram muitas dúvidas sobre Suporte Básico de Vida, além de ganhar um certificado e um bottom após a conclusão dele. As associadas Solange Nunes Machado e Clareni Dalla Rosa gostaram bastante do treinamento da Santa Casa.

 

Solange afirmou que achou importante saber que qualquer pessoa pode socorrer inicialmente alguém em parada cardiorrespiratória ou engasgo, porque é fácil conseguir identificar alguém nessas condições e também aprendeu sobre a importância da oxigenação do cérebro. “Também descobri que é possível fazer cursos no SAMU para, por exemplo, aprender a utilizar bem o Desfibrilador Externo Automático (DEA)".

 

Clareni disse que o treinamento de Suporte Básico de Vida da Santa Casa ajuda a salvar vidas. Ela já havia realizado um curso on-line sobre o assunto. Então, achou interessante ver pessoalmente a prática, os bonecos e poder fazer as manobras de reanimação cardiopulmonar neles. 

 

O treinamento gratuito promovido pela Santa Casa em parceria com o Grêmio Náutico União mostrou-se uma iniciativa essencial para disseminar conhecimentos que podem salvar vidas. A adesão dos associados e o engajamento dos participantes evidenciam a importância de democratizar o acesso a esse tipo de informação e incentivar a formação contínua em Primeiros Socorros.

 

Veja mais fotos do evento aqui.

 

 

Texto: Carine Bidone Lopes

Fotos: João Mattos

 

 

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.