Login
União Cooks produziu mais de 100 mil marmitas aos envolvidos nas enchentes

União Cooks produziu mais de 100 mil marmitas aos envolvidos nas enchentes

04 de junho de 2024

A ajuda com a alimentação aos abrigados começou logo nos primeiros resgates do Grêmio Náutico União frente às enchentes. O proprietário da MS Gastronomia, Edgar João Marchiori, ecônomo das 4 Sedes do Clube, prontamente se disponibilizou e, no dia 3 de maio, produziu 280 marmitas de jantar aos que estavam no abrigo da Sede Moinhos de Vento e União Petrópole. Já nos dias seguintes, do dia 4 a 7 de maio, fez cerca de 1200 cafés da manhã, 1020 almoços e 860 jantas no total.

 

Em um trabalho conjunto, logo no dia 8 até o dia 27 de maio, mais de 100 Confrades da União Cooks  e Confreiras da União D’Elas se uniram e se revezaram em esforços para produzir mais marmitas aos desabrigados. Enquanto os Confrades cozinhavam, as Confreiras auxiliavam, principalmente, na montagem de marmitas e também na cozinha junto aos Confrades, segundo o Diretor Adjunto da Confraria União Cooks, Luiz Fernando Pilotti.

 

Foram produzidas, aproximadamente, 2,5 mil marmitas por dia, totalizando mais de 60 mil refeições em 24 dias. Receberam as refeições desabrigados, mas, também, bombeiros, voluntários em helicópteros que atuam na avenida Bento Gonçalves, na cidade de Porto Alegre, policiais civis, pessoas envolvidas no SOS do bairro Sarandi, um abrigo na Vila Cruzeiro e em diversos outros.

 

Conforme o Coordenador do Curso Avançado do União Cooks e confrade, Ibanês Pavinato, o cardápio foi todo montado pelo União Cooks, que se preocupou em fornecer refeições balanceadas aos envolvidos, contendo tanto carboidratos – que eram doados - como proteína (adquiridos, em grande parte, através da verba da campanha SOS do União e, por vezes, pelos recursos dos próprios Confrades).

 

Em outra frente, a pedido da Maison Gastronomia para ajudar a produzir as marmitas, a SP Produções, empresa que presta serviços de locações para eventos no Grêmio Náutico União, desde o dia 4 de maio fez um movimento com cerca de 35 funcionários que deixaram seus postos de trabalho para agirem como voluntários na produção e distribuição de marmitas aos desabrigados. A SP Produções, além de ajudar na produção de marmitas, colocou todos seus veículos à disposição para a distribuição delas, como caminhões, kombis e carros pequenos.

 

“O início da produção se deu na Maison Petrópolis. Mas, como o espaço ali é restrito, houve a possibilidade de estar cozinhando no Grêmio Náutico União. Então, a SP Produções migrou para a cozinha do União e chegou a uma produção de aproximadamente 75 mil marmitas”, afirmou o Diretor Comercial e Sócio Fundador da SP Produções, Romilso Prado, acrescentando que foi possível produzir até 4500 marmitas em um dia.

 

Após encerrar os trabalhos, Prado salienta que a SP Produções irá reunir essa série de insumos doados, como massa, arroz e outros itens e fará cestas básicas para doar a quem está precisando.

 

Neste momento, é muito pertinente e faz total sentido uma frase de um escritor português de nome Mia Couto em uma época tão catastrófica como a atual e pode ser atribuída à atitude da Confraria União Cooks, MS Gastronomia, SP Produções e Maison Gastronomia: “Cozinhar não é serviço, cozinhar é um modo de amar os outros”.

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.