Login
União Literário finalizou com vendas de livros, atrações para crianças e documentário de Rafael Valles

União Literário finalizou com vendas de livros, atrações para crianças e documentário de Rafael Valles

27 de novembro de 2024

Da esq. para a dir. os escritores: Amauri, Valentina, Maria José, Nicole, André e Editora AGE.
Da esq. para a dir. os escritores: Amauri, Valentina, Maria José, Nicole, André e Editora AGE.

O 2° dia da Terceira Edição do União Literário (24/11) foi de muitas atrações na Sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União (GNU). Ocorreram vendas de livros de autores especiais associados e da Editora AGE, atrações para as crianças e o documentário premiado do cineasta Rafael Valles.

 

Os livros, dos mais variados temas, despertaram curiosidade entre os presentes. Confira abaixo os autores e editora que participaram do evento: Nicole Carvalho, André Luiz Valcarengh, Valentina Gava Chakr, Eliane Tonello, Maria José Silveira, Sérgio Faraco, Edson Pereira Neves, Amauri Antonio Confortin e Editora AGE

O presidente do GNU, Paulo Bing, salientou as conquistas do Clube na literatura
O presidente do GNU, Paulo Bing, salientou as conquistas do Clube na literatura

O presidente do GNU, Paulo José Kolberg Bing, abriu o 2° dia da feira agradecendo a iniciativa do Vice-Presidente Cívico-Cultural, José Bonifácio Mendes Coutinho, de planejar o evento. Também afirmou que o Rio Grande Sul e o União estão se engajando e têm uma tradição muito forte com a literatura. “Foi criado um troféu União Literário e, em um curto espaço de tempo, de 2016, 2017 para cá, nós ganhamos quatro vezes o troféu Literatura Categoria Contos, graças ao empenho dos nossos escritores e associados”. Em seguida, desejou sucesso a todos os autores de livros da feira.

A Cia Lúdica mexeu com o imaginário das crianças
A Cia Lúdica mexeu com o imaginário das crianças

Paralelamente à venda de livros, houve atração para as crianças, como oficinas de colorir, pinturinhas e cama elástica. Também, ao final da tarde, ocorreu uma apresentação da Cia Lúdica, que fascinou as crianças. Um dos líderes da Cia, o produtor cultural, Marcus Vinícius de Mello Dondoni, o Pantufa, declarou que desta vez, criaram um show de histórias e interatividade com as crianças, estimulando a imaginação delas e incentivando a prática da leitura de livros.

 

A associada Thais Rasia Silva veio ao evento acompanhada do marido Bruno Vieira e a filha Laura. Ela estava no clube no domingo e descobriu, por acaso, do União Literário e que, logo que soube que teria a apresentação da Cia Lúdica, resolveram ficar para assistir.

A associada Lorena Suffert aproveitou a programação com os escritores do evento
A associada Lorena Suffert aproveitou a programação com os escritores do evento

Já a associada Lorena Suffert ficou sabendo da programação do União Literário através do APP do União e que já havia vindo em outros anos no evento. “Eu vim ontem para assistir à palestra e hoje, para o documentário (do Rafael Valles, sobre a amizade dos escritores Sérgio Faraco e Mário Arregui). O que eu mais gosto é a interação com os escritores que vêm, que são bem famosos. Gosto muito de ler!”

O documentário de Rafael Valles sobre Sérgio Faraco e Mario Arregui

Houve um bate-papo descontraído entre os escritores Faraco, Ledur e o cineasta Rafael Valles
Houve um bate-papo descontraído entre os escritores Faraco, Ledur e o cineasta Rafael Valles

Após o show da Cia Lúdica, houve um bate-papo com o professor e escritor Paulo Flávio Ledur, Sérgio Faraco e o cineasta Rafael Valles.

 

O assunto foi a amizade que Sérgio Faraco construiu com outro escritor uruguaio, Mario Arregui, ao traduzir para o português alguns livros seus. Essa amizade rendeu um livro intitulado “Mario Arregui & Sergio Faraco – Diálogos sem fronteira” (L&PM, 2009) e um documentário produzido pelo cineasta Rafael Valles: “Mário Arregui e Sérgio Faraco – Amizades sem Fronteiras”.

 

Valles disse que o primeiro contato que ele teve com a história dos dois escritores foi lendo esse livro, o qual transmite as conversas de ambos através de cartas datilografadas durante quatro anos. “Logo pensei: quero fazer um filme sobre isso. É uma história de amizade profunda e linda que ocorreu entre 1981 e 1985, cujo encontro dos escritores só ocorreu uma vez, na Feira do Livro em 1982, e que resultou na maior amizade de Sérgio Faraco”.

 

Ao final do bate-papo, o filme, que  obteve o prêmio de Melhor Documentário Experimental no 18º Atlantidoc – Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay (2024), foi apresentado aos presentes, arrancando aplausos.  

 

O União Literário finalizou com uma homenagem do GNU a Sérgio Faraco com o Vice-Presidente Cívico-Cultural, Boni Coutinho, entregando a ele o troféu Remador. Foi um evento diversificado, para todos os gostos e faixas etárias. 

 

Confira o que aconteceu no 1° dia do União Literário aqui.

 

Confira as fotos do evento aqui.

 

 

 

Texto: Carine Bidone Lopes

Fotos: João Mattos

 

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.