Ilha do Pavão

Avenida Mauá, 1050.
Armazém C3 - Doca 2.
Porto Alegre-RS

Ilha do Pavão

Infraestrutura

A sede náutica na Ilha do Pavão tem uma área de aproximadamente 126.000m² – 122.000m² de área verde e 4.000m² de área construída. Para chegar à sede, aforada e construída na primeira metade da década de 1950, o Clube disponibiliza embarcações próprias.

 

Os associados tem à disposição um estacionamento gratuito em frente à doca com capacidade para 20 veículos de segunda a sexta-feira e 30 nos finais de semana. O acesso de táxi ou carros de aplicativos de transporte também é permitido, assim como acesso a pé, pela passagem (acesso pela Praça Farroupilha, atrás do Mercado Público).

Espaços Esportivos

* Raia de remo
* Sala de ginástica
* Dois campos de futebol

Espaços de Lazer

* 1 piscina
* Mais de 70 churrasqueiras externas
* Cinco grandes quiosques
* Parque Ecológico Dr. Henrique Licht
* Sede dos escoteiros

Espaços para Eventos

* 2 espaços para realização de eventos
* Capacidade para 30 a 100 pessoas

Espaço para Crianças

* Parque infantil

Facilidades

* Restaurante e lanchonete

Institucional

* Museu

História

Grandes cheias em Porto Alegre na década de 1940 motivaram uma mudança estrutural na cidade. Com o aterramento feito para conter as enchentes, o novo Cais do Porto chegou ao bairro Navegantes, local onde se encontravam a maior parte dos clubes náuticos porto-alegrenses. A dificuldade em acessar o Guaíba, até então usufruído pelos usuários das sedes dos clubes náuticos, levou á construção de um parque náutico para além das obras.

 

Descontente com a solução, porém, a diretoria do Grêmio Náutico União começou a estudar alternativas. Em maio de 1948, dirigentes reuniram-se com o Governador do Estado do RS solicitando o aforamento de uma área de 36.791m² situada na extremidade sul da Ilha do Pavão – que delimitava a lateral oeste da raia oficial dos Navegantes, onde eram promovidas as competições de remo. A extremidade sul ficava exatamente de fronte ao centro de Porto Alegre, com uma vista privilegiada da cidade que começava a se verticalizar.

 

Em 14 de dezembro de 1950, um decreto do Governador do Estado concedeu o aforamento da área desejada. Em abril de 1951, entrou em funcionamento uma barca para o transporte dos associados entre a sede da Hoffmann e a Ilha do Pavão. Em setembro, ela passou a zarpar da doca do frigorífico no Cais do Porto. Com a conclusão do pavilhão de emergência, em 14 de setembro de 1952 foi feita a transferência da flotilha olímpica de remo para a Ilha do Pavão, possibilitando a retomada dos treinamentos. Em 30 de dezembro, com a conclusão da cobertura da nova sede, completou-se a mudança da flotilha. Encerram-se então todas as atividades na tradicional sede da Hoffmann.

 

Em 29 de março de 1953 foi solenemente inaugurado o prédio central da nova sede, construído em madeira, dois pisos, salões confortáveis, restaurante, varandas aprazíveis, biblioteca, sala de arquivos, sala de troféus, sala de musculação e alojamento para os atletas. Um incêndio, entretanto, consumiu o prédio em novembro de 1978. Salvos alguns barcos e em meio à comoção dos unionistas, a nova sede começou a ser reconstruída.

 

A cobertura vegetal da ilha tornou-se algo de vivo interesse de alguns associados. A partir de 1952, plantaram-se eucaliptos, pinus, cedros e jacarandás. A ilha ganhou bancos, caminhos, recreação infantil, sanitários e churrasqueiras. Surgiram agradáveis nichos de convivência. A partir de 1988, começou a implantação de um Parque Educativo-Ecológico. A piscina lago foi inaugurada em dezembro de 1983.

 

A transferência para a Ilha do Pavão promoveu a ascensão do remo unionista. Em novembro de 1952, o Grêmio Náutico União conquistou pela primeira vez uma vitória coletiva no Campeonato Estadual de Remo, disputado na raia dos Navegantes. Cenário que veio a se repetir inúmeras vezes nas décadas seguintes, em âmbito municipal, estadual e nacional – sem contar as participações em Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.

Localização

Avenida Mauá, 1050 – Armazém C3 – Doca 2 – Porto Alegre/RS – CEP 90010-110

Como chegar:
O Clube possui um catamarã que zarpa da Doca 2 do Cais do Porto, no Centro de Porto Alegre. O belo trajeto pelas águas do Guaíba, emoldurado pela vista única da Capital, dura cerca de quatro minutos. Veja os horários neste link.

Horários

Usamos cookies para fornecer recursos dos nossos sistemas e melhorar a experiência do usuário. Para saber mais, leia a política de privacidade.

'