Ilha do Pavão
Avenida Mauá, 1050.
Armazém C3 - Doca 2.
Porto Alegre-RS
Infraestrutura
A sede náutica na Ilha do Pavão tem uma área de aproximadamente 126.000m² – 122.000m² de área verde e 4.000m² de área construída. Para chegar à sede, aforada e construída na primeira metade da década de 1950, o Clube disponibiliza embarcações próprias.
Os associados tem à disposição um estacionamento gratuito em frente à doca com capacidade para 20 veículos de segunda a sexta-feira e 30 nos finais de semana. O acesso de táxi ou carros de aplicativos de transporte também é permitido, assim como acesso a pé, pela passagem (acesso pela Praça Farroupilha, atrás do Mercado Público).
Espaços Esportivos
* Raia de remo
* Sala de ginástica
* Dois campos de futebol
Espaços de Lazer
* 1 piscina
* Mais de 70 churrasqueiras externas
* Cinco grandes quiosques
* Parque Ecológico Dr. Henrique Licht
* Sede dos escoteiros
Espaços para Eventos
* 2 espaços para realização de eventos
* Capacidade para 30 a 100 pessoas
Espaço para Crianças
* Parque infantil
Facilidades
* Restaurante e lanchonete
Institucional
* Museu
História
Grandes cheias em Porto Alegre na década de 1940 motivaram uma mudança estrutural na cidade. Com o aterramento feito para conter as enchentes, o novo Cais do Porto chegou ao bairro Navegantes, local onde se encontravam a maior parte dos clubes náuticos porto-alegrenses. A dificuldade em acessar o Guaíba, até então usufruído pelos usuários das sedes dos clubes náuticos, levou á construção de um parque náutico para além das obras.
Descontente com a solução, porém, a diretoria do Grêmio Náutico União começou a estudar alternativas. Em maio de 1948, dirigentes reuniram-se com o Governador do Estado do RS solicitando o aforamento de uma área de 36.791m² situada na extremidade sul da Ilha do Pavão – que delimitava a lateral oeste da raia oficial dos Navegantes, onde eram promovidas as competições de remo. A extremidade sul ficava exatamente de fronte ao centro de Porto Alegre, com uma vista privilegiada da cidade que começava a se verticalizar.
Em 14 de dezembro de 1950, um decreto do Governador do Estado concedeu o aforamento da área desejada. Em abril de 1951, entrou em funcionamento uma barca para o transporte dos associados entre a sede da Hoffmann e a Ilha do Pavão. Em setembro, ela passou a zarpar da doca do frigorífico no Cais do Porto. Com a conclusão do pavilhão de emergência, em 14 de setembro de 1952 foi feita a transferência da flotilha olímpica de remo para a Ilha do Pavão, possibilitando a retomada dos treinamentos. Em 30 de dezembro, com a conclusão da cobertura da nova sede, completou-se a mudança da flotilha. Encerram-se então todas as atividades na tradicional sede da Hoffmann.
Em 29 de março de 1953 foi solenemente inaugurado o prédio central da nova sede, construído em madeira, dois pisos, salões confortáveis, restaurante, varandas aprazíveis, biblioteca, sala de arquivos, sala de troféus, sala de musculação e alojamento para os atletas. Um incêndio, entretanto, consumiu o prédio em novembro de 1978. Salvos alguns barcos e em meio à comoção dos unionistas, a nova sede começou a ser reconstruída.
A cobertura vegetal da ilha tornou-se algo de vivo interesse de alguns associados. A partir de 1952, plantaram-se eucaliptos, pinus, cedros e jacarandás. A ilha ganhou bancos, caminhos, recreação infantil, sanitários e churrasqueiras. Surgiram agradáveis nichos de convivência. A partir de 1988, começou a implantação de um Parque Educativo-Ecológico. A piscina lago foi inaugurada em dezembro de 1983.
A transferência para a Ilha do Pavão promoveu a ascensão do remo unionista. Em novembro de 1952, o Grêmio Náutico União conquistou pela primeira vez uma vitória coletiva no Campeonato Estadual de Remo, disputado na raia dos Navegantes. Cenário que veio a se repetir inúmeras vezes nas décadas seguintes, em âmbito municipal, estadual e nacional – sem contar as participações em Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos.
Localização
Como chegar:
O Clube possui um catamarã que zarpa da Doca 2 do Cais do Porto, no Centro de Porto Alegre. O belo trajeto pelas águas do Guaíba, emoldurado pela vista única da Capital, dura cerca de quatro minutos. Veja os horários neste link.
Horários
A Sede funciona das 6h30 às 19h.
Clique aqui para conferir os horários de saída das embarcações do Cais do Porto e da Ilha do Pavão.