Moinhos de Vento
Rua Quintino Bocaiúva, 500.
Moinhos de Vento.
Porto Alegre-RS
Infraestrutura
Adquirida em 1940, a sede localizada no bairro Moinhos de Vento já passou por algumas reformulações ao longo da sua história. Entre os últimos investimentos está a piscina de 50 metros (construída entre 2010 e 2013), a piscina de 25 metros e outras três de lazer, assim como um amplo estacionamento subterrâneo e uma moderna Sala de Esgrima. Além da esgrima, basquete, ginástica artística, judô, natação e vôlei são os esportes praticados nesta sede, que também possui salas de musculação e fitness.
Espaços Esportivos
* Piscinas de 50 e 25m, para competições e treinamentos, nas especificações de FINA
* Piscina térmica de 25m, coberta
* Ginásios poliesportivos, principal e secundário
* Ginásio de ginástica artística
* Ginásio de judô
* Sala de Esgrima
Espaços de Lazer
* Piscina lago para adultos e crianças
* Espaço para banho de sol
* Área verde
* Sala de musculação
* Sala de fitness
* Piscina de hidromassagem
Facilidades
* Estacionamento subterrâneo de três andares, com vagas para 283 veículos
* Restaurante e lanchonete
* Loja de artigos esportivos
* Escola de idioma
História
O sonho de Porto Alegre se tornar sede de uma competição olímpica de natação foi o principal motivo para o Grêmio Náutico União querer uma piscina olímpica. Assim, o Clube fez a aquisição de um terreno com dimensões que permitissem acolher o ousado empreendimento.
O local escolhido ficava entre a Avenida 24 de Outubro e as ruas Coronel Bordini, Quintino Bocaíuva e Marquês do Herval, no bairro Moinhos de Vento. Adquirida por 53 contos de réis, tinha 82m de comprimento por 30m de largura. Foi o início de uma nova era para o GNU e para o esporte do Rio Grande do Sul.
No dia 14 de novembro de 1940, no centro da área adquirida, foi colocada a pedra fundamental da piscina olímpica e enterrada uma caixa metálica com documentos da época. A solenidade aconteceu durante os festejos do bicentenário de Porto Alegre, indicando o quanto o Clube se vinculava à imagem da cidade.
Em junho de 1941, foi constituída nova comissão para providenciar a construção da piscina e contratado um empréstimo de 200 mil cruzeiros junto à Caixa Econômica Federal. Em setembro, adquirido mais um terreno na rua Quintino Bocaiúva, ampliando a frente para 22 metros.
Em 15 de novembro de 1942 foram concluídas as obras. A piscina de 50x20m virou atração, recebendo centenas de visitantes. Havia uma torre de saltos ornamentais com trampolim de 3m e plataformas de 5m, 7,5m e 10m, além de vestiários e sanitários. A inauguração ocorreu no dia 2 de dezembro de 1942, com o Campeonato Ginasial de Natação.
Aos poucos as instalações foram sendo melhoradas. Em 1943, foi construída uma piscina infantil e no ano seguinte um pórtico de entrada. O terreno recebeu arborização e foi construída uma cancha de basquete com piso de saibro. Também foi iniciada a construção de um pequeno pavilhão para as aulas de ginástica e um local para reuniões ou festividades.
Em 1947, foi construída uma arquibancada de concreto para o público junto à lateral da piscina. Com as melhorias, foi definitivamente reconhecida como uma das melhores piscinas de competição na América do Sul por setores expressivos da imprensa da época.
Em meados da década de 1950, a piscina foi reformada, a profundidade diminuída e a filtragem melhor compatibilizada. O tema foi polêmico e motivou grandes debates internos desde 1949. Em 1951, iniciou a construção da arquibancada social junto à piscina olímpica, que em 1952 recebeu iluminação noturna, e no outro lado da piscina, uma nova arquibancada, com 5m de largura.
Em abril de 1953, foi oficialmente empossada uma nova “Comissão Pró-Ginásio”. Um ano mais tarde, as plantas arquitetônicas estavam aprovadas. O projeto tinha autoria de renomados arquitetos. A primeira estaca da nova obra foi cravada no dia 20 de julho de 1955, em solenidade que contou com a presença do governador do Estado do RS. A quadra de basquete precisou ser deslocada para dar lugar à obra. Uma nova, com piso de concreto, foi construída e inaugurada em 1955.
O Ginásio Palácio dos Esportes foi festivamente inaugurado em 20 de setembro de 1957. Em 1959, foram promovidos grandes eventos: o Campeonato Sul-Americano de Vôlei, o Campeonato Brasileiro de Ginástica e o Campeonato Sul-Americano de Ginástica. Além das atividades esportivas, o novo ginásio passou a abrigar também alguns eventos sociais.
Em 1960, foi iniciada a construção de um novo complexo: piscina térmica, poço de saltos ornamentaise um edifício para os departamentos esportivos. A pedra fundamental da nova piscina térmica foi lançada em 12 de abril de 1959, e as instalações inauguradas em 1º de junho de 1963.
Quatro décadas depois, em abril 2013, foi inaugurado o Parque Aquático Newton Silveira Netto, composto por duas piscinas nos padrões da Federação Internacional de Natação (FINA), de 50 e 25 metros. Estrutura que permitiu ao Clube voltar a receber competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Open, sediado em dezembro do mesmo ano.
Localização
Horários
FUNCIONAMENTO DA SEDE:
6h30 às 22h30
FUNCIONAMENTO DA PISCINA TÉRMICA:
Das 6h30 às 22h
ATENDIMENTO DA SECRETARIA:
De segunda a sexta-feira: das 9h às 17h30
Sábados: das 9h às 12h30
FUNCIONAMENTO DA SALA DE MUSCULAÇÃO:
Segunda a sexta-feira: 6h30 às 22h
Sábado, domingo e feriado: 8h às 18h
Horário gratuito*:
Segunda a sexta-feira: 21h às 22h
Sábado, domingo e feriado: 8h às 18h
*Para aproveitar a facilidade, é preciso fazer cadastro na secretaria.